RESUMO
Código: 848
Tema: Jogos de Empresas

 

Abrir
Arquivo

 
Ambientes Laboratoriais Para Pesquisas: Uma Análise dos Jogos de Empresas
 

Eventos recentes têm chamado a atenção para novas perspectivas práticas que devem ser incorporadas em formulações teóricas. Dentre esses eventos pode-se citar a crise do subprime de 2008 para a qual, segundo Moore e Swift (2010), o excesso de confiança pode ter sido um dos fatores causadores. Dentre as formulações que tratam da inclusão de aspectos cognitivos em modelos teóricos podem-se citar a economia comportamental, as finanças comportamentais e a economia experimental (FERREIRA, 2008).

Reconhecendo os potenciais de complementaridade de cada programa de pesquisa torna-se relevante um estudo que promova a aproximação de economia experimental e jogos de empresas. Pode-se sobretudo contribuir para a verificação da validade interna dos jogos de empresas bem como validade externa de pesquisas econômicas. Desse modo, esse estudo terá como objetivo geral investigar se os jogos de empresas podem ser ambientes laboratoriais adequados para pesquisas econômicas.

Jogo de empresas foi definido como ambiente laboratorial, que representa um mercado, no qual empresas podem interagir. Atrelados à definição apresentada, podem-se atribuir dois componentes importantes presentes nos jogos de empresas: (1) o simulador que consiste no artefato, que pode ser manual ou eletrônico, que contém as regras da interação, ou instituição, como definido na seção anterior; e (2) o jogo em si, que envolve a tomada de decisão sob incerteza, que ocorre quando da interação.

Para atingir o objetivo do estudo, utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, que sob a análise de estudos empíricos anteriores busca evidências e indícios de adequação do ambiente laboratorial dos jogos de empresas para a realização de pesquisas nas condições identificadas. Quanto ao método empregado, destaca-se o bibliográfico (GONÇALVES, 2007), pois consistiu na análise de estudos precedentes.

No âmbito teórico em Administração identifica-se como principal contribuição o avanço na formalização do ambiente laboratorial dos jogos de empresas que permitiu atenuar as limitações de validade interna. Também avançou-se ao investigar como o ambiente laboratorial dos jogos de empresas emulou a instituição do leilão pós-oferta cujo sistema microeconômico foi devidamente identificado. Também foi apresentado como as preferências foram controladas nos jogos de empresas analisados.