RESUMO
Código: 854
Tema: Finanças Comportamentais e Pessoais

 

Abrir
Arquivo

 
Um Levantamento dos Artigos Publicados no Semead Sobre O Tema Finanças Comportamentais
 

Entre os principais temas que são discutidos na área de Finanças encontra-se a validade das teorias tradicionais uma vez que há um distanciamento cada vez maior entre a teoria e a prática, do comportamento esperado e as atitudes efetivas dos indivíduos diante de decisões financeiras (GONÇALVES; ANGELI, 2011). Nesse cenário, surgiu as Finanças Comportamentais vista como um novo método para avaliar o mercado financeiro utilizando a Psicologia e a Sociologia para explicar as atitudes dos indivíduos

A presente pesquisa buscou responder a seguinte problemática: Qual o perfil das publicações do Seminário em Administração – SemeAd promovido pela FEA-USP, sobre o tema Finanças Comportamentais? A fim de responder a problemática, esse artigo tem por objetivo realizar um levantamento dos trabalhos publicados no SemeAd na área de finanças, relacionado ao tema Finanças Comportamentais no período de 2004 a 2014.

Segundo Pimenta et al. (2010), o campo das Finanças Comportamentais surgiu a partir de estudos de diversos pesquisadores como: Tversky e Kahneman (1973, 1974), Thaler (1993), Kimura (2003) e Decourt e Accorsi, (2005), que buscavam aprimorar os modelos teóricos dominantes. Lobão (2012) acrescenta que surge como uma corrente de estudos que flexibiliza o pressuposto da racionalidade completa, levando em consideração o conhecimento acerca de como os indivíduos se comportam, proveniente da psicologia

Metodologicamente, adotou-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa quanto à natureza dos dados, do tipo uma descritiva segundo os objetivos. A respeito da busca e seleção dos artigos, esta contemplou trabalhos que continham no título, nas palavras-chave ou no corpo do texto os seguintes termos: Finanças Comportamentais, Prospect Theory, Teoria do Prospecto, Teoria da Perspectiva, bem como abordassem algum tipo de heurística ou viés cognitivo estudado no campo das Finanças Comportamentais.

A partir do levantamento realizado foram encontrados 53 trabalhos relacionados ao tema. Os resultados obtidos revelam a preferência dos pesquisadores por bibliografias internacionais, em especial os periódicos, bem como a heurística da ancoragem e ajustamento como a mais abordada nos artigos analisados. Além disso, ficou evidente a importância de Daniel Kahneman e Amos Twersky para a área, sendo ambos os autores os mais referenciados entre os anos de 2004 a 2014 nas publicações do evento.