RESUMO
Código: 859
Tema: Gestão de Pessoas e de Equipes

 

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Relações de Confiança Nas Organizações: Um Estudo Na Autoescola Cruz da Menina
 

A presente pesquisa visa a discussão acerca do uso da confiança nas organizações. Desta forma, procurou-se compreender como ocorrem as relações de confiança na Autoescola Cruz da Menina, na cidade de Patos-PB, nas dimensões gerencial (institucional) e interpessoal. Além disso, visa identificar a existência de relações de confiança nas dimensões propostas, mostrando a métrica de confiança do indivíduo com seu superior, os pares, bem como com a equipe de trabalho.

Assim, este trabalho buscar responder ao seguinte questionamento: Como se configuram as relações de confiança na Autoescola Cruz Da Menina nas dimensões gerencial (institucional) e interpessoal? Os objetivos deste trabalho se desdobraram em: Compreender como ocorrem as relações de confiança na Autoescola Cruz da Menina nas dimensões gerencial (institucional) e interpessoal.

A confiança é um elemento que vem sendo muito discutido nos dias atuais, esse termo na maioria das vezes por estar tão exposto, é colocado em cheque por alguns, principalmente quando este se encontra relacionado ao âmbito organizacional, onde tudo é feito a base de contratos e em sua grande maioria formalmente. Destaca-se a informação e a comunicação como sendo itens necessários para gerar a confiança neste ambiente. Algumas variáveis também fazem parte desse processo.

Para desenvolver essa pesquisa foi utilizado metodologicamente, uma abordagem qualitativa e quantitativa, sendo a pesquisa de caráter exploratório e descritivo, bem como um estudo de caso. Nesta perspectiva, foi realizada uma entrevista semiestruturada com o diretor geral, seguindo um roteiro preestabelecido e com os demais colaboradores foi aplicado um questionário com 36 questões fechadas.

Os resultados demostram que a medida de confiança melhor avaliada foi a gerencial (institucional), por outro lado a medida de confiança na equipe de trabalho foi a que obteve menor grau de avaliação. Além disso, o aspecto relacionado à confiança nas competências e habilidades foi bastante evidenciado. Nas relações de confiança nas dimensões gerencial e interpessoal, estas apresentaram diferentes medidas, demonstrando que entre as quatro dimensões trabalhadas, apenas