RESUMO
Código: 864
Tema: Políticas, Modelos e Práticas

 

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Diagnóstico e Modelagem de Políticas, Programas e Ações em Um Órgão Público Brasileiro Na Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho
 

Este estudo se insere em um trabalho mais amplo de reelaboração do plano estratégico de um órgão público brasileiro, de 2011 a 2013, em direção a uma nova política em gestão de pessoas, com os seguintes pilares: planejamento de recursos humanos; seleção e admissão de pessoal; cargos, carreira e reconhecimento; gestão de desempenho; desenvolvimento de pessoas; qualidade de vida no trabalho e saúde ocupacional; e relações sindicais. Este trabalho contempla o eixo de Qualidade de Vida no Trabalho.

O objetivo geral deste estudo foi viabilizar a geração de resultados de bem-estar pessoal e organizacional, em um órgão público brasileiro, com parâmetros de modelagem de gestão. O modelo conceitual básico contemplou a visão biológica, psicológica, social e organizacional de pessoas. Os objetivos específicos foram: • Mapear situação atual dos servidores; • Aplicar ferramentas de consulta de expectativas de qualidade de vida no trabalho. • Definir indicadores na modelagem do programa.

O referencial focou em modelos e métodos na gestão da qualidade de vida no trabalho, categoria central da discussão, com autores como Walton (1973) Hackman e Oldham (1975) Westley (1979) Limongi-França (2011), Sampaio (2012) e Ferreira (2012). O modelo de análise metodológica baseado na abordagem biopsicossocial foi acrescido da organizacional por Limongi-França (1996; 2004). O pressuposto desse modelo considera que todas essas dimensões respondem simultaneamente às condições de vida.

Utilizou-se a Metodologia BPSO (LIMONGI-FRANÇA, 1996). Foram realizadas quatro reuniões presenciais e oito entrevistas com as lideranças; aplicação de consulta interna com 55 gestores de recursos humanos, com palestra de uniformização da linguagem e metodologia; e consulta interna junto aos servidores com 4.639 respondentes (quase 10% do quadro). O levantamento de dados foi realizado a partir de cinco temas, elaborado de forma participativa e fortemente enraizado na teoria.

Considerando o esforço de gestão, destaca-se clima harmônico entre as pessoas (58,2%); vida sedentária apresenta maior frequência em relação a interferências negativas para a QVT (22,2%) tanto no grupo de gestores como servidores. Programa de Preparação para Aposentadoria (36,4%) e Ações de valorização do servidor e imagem da instituição (33,3%). A oportunidade de participar no processo decisório é mais relacionado ao funcionário com mestrado.