RESUMO
Código: 867
Tema: Gestão Ambiental

 

Abrir
Arquivo

 
A Educação Ambiental Na Escola: Um Estudo Piloto Sobre A Percepção de Professores
 

O Censo Escolar do Ministério da Educação-MEC (2007), aplicado no ano de 2001, apontou que mais de 60% das escolas do Brasil abordam a preocupação com o meio ambiente em seus conteúdos. No ano de 2004, o percentual chegou a quase 95%, sugerindo um expressivo salto no prazo de apenas três. Esse registro indicaria, portanto, que a prática de Educação Ambiental se encontraria praticamente universalizada na rede básica de ensino brasileira.

Problema: como os professores percebem a Educação Ambiental na escola? Com base nessa percepção, é possível evidenciar no ambiente escolar o nível de aderência (ou de inconsistência) entre o que é proposto pelos sistemas de ensino ou pelas políticas oficiais e sua efetivação prática? Objetivo: identificar as diferentes estratégias (projetos, disciplinas, dentre outras) e suas respectivas predominâncias, através das percepções de atores docentes atuantes em escola pública e/ou escola privada.

Em 1999, foi promulgada a Lei 9795/99, que “Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências”, o que confere maior peso à Educação Ambiental em termos de obrigação legal para os estabelecimentos de ensino no País (BRASIL, 1999). A Lei dá atenção especial à educação escolar (formal), sendo fundamental que a formação inicial (graduação) e continuada de professores seja integralmente perpassada pela dimensão ambiental.

Pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa. Utilizou-se de questionário estruturado para a coleta dos dados, com questões fechadas que abordaram 48 (quarenta e oito) variáveis, mensuradas, em sua maioria, pelo uso de escala de 1 (um) a 10 (dez) pontos. A análise dos dados deu-se mediante a aplicação de estatística básica, limitada à obtenção das seguintes estatísticas: frequência, média, mediana, desvio padrão e coeficiente de variação para a análise das variáveis métricas.

Visualiza-se que o interesse pelo tema Educação Ambiental existe nas escolas por parte dos professores, e que pode ser caracterizado como muito importante no desenvolvimento de hábitos nos estudantes. Contudo, muitas dificuldades se tornam visíveis na aplicação dos conceitos. Os professores acerca dos resultados colhidos se mostraram interessados com o tema, no entanto, uma contrária resposta é obtida quando perguntados se os mesmos aplicam algum tipo de instrução sobre o assunto em suas aulas.