RESUMO
Código: 869
Tema: Gestão de Pessoas e de Equipes

 

Abrir
Arquivo

 
Os Desafios Na Formação de Líderes em Uma Instituição Financeira
 

Atualmente verifica-se no ambiente corporativo a crescente necessidade de se encontrar e desenvolver bons líderes. Segundo Charan, Drotter e Noel (2012), grandes organizações têm investido todos os seus esforços em criar uma estratégia de desenvolvimento de sua liderança. Revistas como a Você RH trazem constantemente entre seus principais assuntos discussões sobre liderança. Por exemplo, a reflexão sobre como o desenvolvimento de líderes é tratado como prioridade (DALCIN, 2015).

O objetivo geral desse estudo é analisar a percepção dos líderes de uma instituição financeira sobre os principais desafios em sua formação, buscando investigar as principais práticas de formação de liderança presentes na literatura, descrever os principais programas de desenvolvimento vigentes na organização pesquisada, verificar o impacto desses programas sobre os líderes e identificar as vantagens e desvantagens da formação promovida a esses profissionais.

O estudo contempla dois eixos: educação organizacional e liderança. Em educação nas organizações foi dado breve contexto sobre o tema e trazido os principais conceitos. Assim, foram contemplados autores como Souza (2010), Eboli (2004) e Meister (1999). Já em liderança foram analisados autores como Bergamini (1994; 2009), Robbins (2005), Charan, Drotter e Noel (2012), Day (2001) e Covey (2002) que afirmam que o desenvolvimento de liderança deve ultrapassar a sala de aula.

A abordagem do estudo é qualitativa descritiva com uso da técnica de estudo de caso. A unidade de análise é uma instituição financeira de grande porte com sede em São Paulo. A análise dos dados foi realizada empregando-se a análise de conteúdo. Para a condução do estudo de caso foi elaborado protocolo e utilizada a triangulação de dados de entrevistas em profundidade, relatórios da organização e avaliação de reação dos programas investigados.

Como principais achados destacam-se: a) a organização adota como estrutura de treinamento para desenvolvimento de seu público de líderes o Pipeline de Liderança; b) é possível identificar práticas defendidas por Day (2001) como feedback, coaching, mentoring, entre outras; c) houve crítica acerca da busca pela padronização dos indivíduos treinados; d) devem haver mais ações que promovam o autodesenvolvimento; e e) a sala de aula deve ser um espaço que privilegie a troca de experiências.