RESUMO
Código: 870
Tema: Logística e Cadeia de Suprimentos

 

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Variáveis Determinantes de Compras e Inovação de Processos: Estudo de Uma Indústria Brasileira.
 

A constante busca por lucratividade e rentabilidade faz com que as organizações procurem inovar nas formas de obter, manter ou aumentar sua competitividade. Neste contexto, a estruturação dos processos de compras, atrelada às decisões tomadas em relação à compra de bens e/ou contratação de serviços necessários para a manutenção das atividades produtivas podem representar a diferença entre o sucesso e o fracasso de suas operações (BARNEY, 2012).

Esta pesquisa tem como objetivo identificar quais as variáveis utilizadas na decisão de compras em uma industrial metalúrgica brasileira, fornecedora de materiais para os segmentos de Linhas de Transmissão e Redes de Distribuição de Energia Elétrica, determinantes do processo de compra. Além disso, o estudo procura ainda identificar a utilização de alguma Inovação de Processos utilizada nas atividades de compras que possa contribuir para o aumento da competitividade da organização.

Copley e Callom (1971); Kraljic (1983); Anderson, Chu e Weitz (1987); Ellram e Pearson (1993); Weele e Rozemeijer (1996); Correia (1997); Brookshaw e Terziovski (1997); Farmer (1997); Min e Galle (1997); Ellram (1998); Trent e Monczka (1998); Carr e Smeltzer (1997); Carr e Smeltzer (1999); Carter, Kale e Grimm (2000); Narasimhan e Das (2001); Stanley e Wisner (2001); Tan (2001); Croom e Giannakis (2002); Stanley e Wisner (2002); Denslow e Giunipero (2003); Carter (2004).

Por meio de uma abordagem qualitativa com fins exploratórios, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelas decisões em compras na empresa pesquisada, atrelada à realização de pesquisa documental e pesquisa de campo pautada na observação não participante das atividades executadas no setor de Compras da empresa. Em seguida, os dados coletados foram analisados por meio de “Combinação Padrão” proposta por Yin (2010)

Em síntese, das dezessete variáveis de decisão determinantes de compras preconizadas pela literatura especializada utilizada neste estudo, a metodologia aplicada permitiu identificar dezesseis delas em efetiva utilização. Constatou-se também a ocorrência de Inovação de Processo nas atividades de compras da empresa conforme recomenda a OCDE (2005) através do manual de Oslo.