RESUMO
Código: 874
Tema: Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

 

Abrir
Arquivo

 
A Relação Entre Investimento Público e Privado no Brasil no Período 2003-2013: Efeito Crowding In Ou Crowding Out?
 

Os dispêndios governamentais (particularmente investimentos públicos) representam um poderoso instrumento de estabilização e política de desenvolvimento. A relação entre investimento público e privado é objeto de intenso debate na literatura macroeconômica e tem atraído especial atenção de estudiosos sobre o tema. O efeito deslocamento (crowding out) dos investimentos privados pelos gastos públicos ocorre quando uma política fiscal expansionista aumenta a taxa de juros.

Realizar uma análise empírica sobre a relação entre investimentos público e privado no Brasil no período 2003-2013, com o objetivo de identificar a relação de complementaridade e/ou de substitutibilidade entre os efeitos do aumento dos gastos governamentais e investimentos privados. Adicionalmente, investiga-se a direção de “causalidade” entre gastos do governo e investimento privado.

Diversos estudos realizados no Brasil procuram identificar e dimensionar o impacto dos principais determinantes do investimento privado no país. Dentre os trabalhos empíricos recentes, os estudos de Melo e Rodrigues Júnior (1998), Luporini e Alves (2007) e Sonaglio, Braga e Campos (2010) estão entre os citados na literatura.

Para a consecução dos objetivos, a pesquisa recorreu ao uso do modelo de regressão linear, além do teste de precedência de Granger, com dados trimestrais dos gastos governamentais, taxa de juros e investimentos privados no período 2003-2013.

As estimativas sugerem a existência concomitante dos efeitos crowding in e crowding out na economia brasileira no período analisado. Aumentos nos gastos do governo resultariam em um aumento no nível de investimento privado. Por outro lado, parte-se do pressuposto que o aumento dos gastos governamentais financiado por títulos da dívida pública eleva a taxa de juros, na disputa por recursos financeiros, deslocando os investimentos do setor privado (efeito crowding out).