RESUMO
Código: 876
Tema: Comportamento Organizacional

 

Abrir
Arquivo

 
O Efeito dos Sistemas de Medição de Desempenho Na Clareza de Papel, Empowerment Psicológico e Desempenho Gerencial
 

As organizações estão cada vez mais adotando sistemas de medição de desempenho, pois estes fornecem informações que permitem a identificação de estratégias com maior potencial para atingir os objetivos planejados, e ainda alinhar os processos de gestão, tais como a definição de metas, tomada de decisão e avaliação de desempenho (GATES, 1999; OTLEY, 1999). Estudos com respaldo das teorias psicológicas apontam que os mecanismos cognitivos e motivacionais são susceptíveis para explicar a relação.

Objetiva-se estudar como a relação entre sistemas de medição de desempenho e desempenho gerencial pode ser explicada pelas variáveis intervenientes de clareza de papel e empowerment psicológico, analisando como o sistema de medição de desempenho afeta o desempenho gerencial.

A medição de desempenho é um processo de quantificar a eficiência e a eficácia das ações, sendo um parâmetro utilizado para quantificar a qualidade das medidas anteriores em comparação com um padrão (NEELY et al., 1995). Empowerment implica na concessão de autoridade e autonomia necessárias para permitir os subordinados exercerem o controle sobre as decisões no local de trabalho (CLARK et al., 2009).

Estudo exploratório e utiliza fontes secundárias e primárias. Em relação à abordagem é classificada como quantitativa. A população da presente pesquisa compreendeu todos os gestores de um grupo de lojas pertencentes a maior rede de varejo do Paraná. O instrumento de pesquisa utilizado foi adaptado do estudo de Hall (2008), estruturado com 40 assertivas tipo escala likert 7 pontos. Utilizou-se equações estruturais para análise dos dados.

Constatou-se que na organização, os sistemas de medição de desempenho estão diretamente relacionados com a função de cada gestor, pois se esta não for clara afeta no desempenho da organização. Há também a relação entre a os papéis dos gestores e o desempenho gerencial, podendo inferir-se que quando os papéis não são claros afeta no desempenho dos gestores, indicando que quanto maior a percepção do gestor em relação aos objetivos da sua função, melhor será o seu desempenho.