RESUMO
Código: 890
Tema: Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

 

Abrir
Arquivo

 
Credibilidade e Confiabilidade das Redes Sociais Nas Eleições
 

A influência das Redes Sociais na Internet (RSI) ultrapassa o simples estreitamento dos laços com amigos ou familiares distantes, e se torna um catalisador para disseminar informações entre uma rede de contatos. Segundo Paiva e Rosa (2010) são elas as responsáveis por futuras ações em prol de uma democracia mais efetiva e eficaz. Observou-se recentemente no cenário nacional algo nunca visto antes no que diz respeito à interação social política do povo brasileiro nas eleições do país.

Os principais questionamentos que orientam este estudo são; Até que ponto o eleitor confia nas informações disponibilizadas em sua RSI? Qual a credibilidade das RSI nas informações inerentes a assuntos políticos? Como objetivo geral, este trabalho busca analisar a credibilidade e a confiabilidade das informações sobre as eleições brasileiras que estão na internet, sob a perspectiva do eleitor, considerando os perfis dos respondentes.

A partir de estudos anteriores (Braga, 2011; Cervi, 2012; Mainieri 2012; Nunes, 2013; Marques, 2014), é possível dizer que as RSI vem sendo cada vez mais utilizadas pelos políticos afim de se mobilizar seu eleitorado. De acordo com Molina e Aguilar (2005), redes sociais referem-se a um conjunto de pessoas, ou organizações, ou outras entidades sociais, conectadas por relacionamentos sociais, motivados pela amizade e por relações de trabalho ou compartilhamento de informações.

Esta pesquisa se caracteriza como descritiva e de natureza quantitativa. Para a coleta dos dados deste estudo foram aplicados questionários semiestruturados. O conteúdo do questionário utilizado foi basicamente o mesmo da pesquisa de Johnson e Kaye (2014) "Credibility of Social Network Sites for Political Information Among Politically Interested Internet Users", usando como base as variáveis constantes no estudo. Os questionários foram disponibilizados em redes sociais, listas de emails.

Foi analisado a Confiança e Credibilidade nas Redes Sociais e Outras fontes de Informação, Correlações de Pearson entre credibilidade e Renda Mensal e Confiabilidade e Renda mensal. Além disto fez-se uso de ANOVA para diversas variáveis independentes. Por fim, foram consideradas análises de Cluster, Variância e Regressão Hierárquica.