RESUMO
Código: 895
Tema: Gestão Ambiental

 

Abrir
Arquivo

 
Sustentabilidade e Responsabilidade Social Na Construção Civil: Um Estudo de Caso Na Cidade de Londrina
 

O setor de construção civil apresenta relação direta com o meio ambiente e com a sociedade, sendo um dos setores com importante regulamentação quanto a políticas ambientais, além de demandas relevantes frente à responsabilidade social corporativa. É necessário que compreendamos as mudanças de comportamento empresarial que evoluídas ao longo do tempo, agregam valor para as organizações e engajando-as com as sociedades para um objetivo amplo, o qual perpassa o de caráter estritamente econômico.

O objetivo central desta investigação norteou-se visando descrever como ocorre a gestão do desenvolvimento sustentável, particularmente com relação à questão ambiental, em uma organização do setor de construção civil na cidade de Londrina, baseando seu modelo de produção e gestão da produção nos preceitos da Sustentabilidade e em como tais práticas podem gerar benefícios para a empresa e para a comunidade.

Para melhor compreendermos os conceitos de Sustentabilidade e de Responsabilidade Social Empresarial e em como estas temáticas se aplicam no setor de construção civil, este capítulo está dividido em tópicos que irão tratar destas concepções, introduzindo a teoria Life Cycle Assessment (LCA), baseada na Avaliação do Ciclo de Vida, podendo ser utilizada como ferramenta visando obter resultados capazes de criarem diretrizes para superar impactos ambientais.

Trata-se de um estudo de caso único, descritivo e de caráter qualitativo. A empresa utilizada como unidade de estudo foi selecionada por apresentar um histórico de práticas e de cultura organizacional condizente com o contexto em que tal pesquisa está fundamentada. Os sujeitos da pesquisa consistiram em três colaboradores com cargos diretamente relacionados ao tema pautado. Como ferramenta principal foi utilizada a entrevista, aplicada de maneira semiestruturada e realizada em grupos de foco.

As informações analisadas representam a preocupação da organização em manter um relacionamento harmonioso com o meio ambiente e a sociedade em geral, ao passo que inova em tecnologias e melhora a qualidade de seus produtos. Tais práticas evidenciam o potencial no que se refere à aplicação da avaliação do ciclo de vida, contribuindo para a mensuração dos impactos ambientais.