RESUMO
Código: 90
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

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Estudo de Casos Múltiplos Sobre Mudanças no Modelo de Negócio de Empresas Brasileiras de Comércio Eletrônico: Ênfase Nos Submódulos Fornecedores e Rede de Parceiros.
 

Este artigo teve como objetivo identificar mudanças ocorridas nos modelos de negócios (MDNs) de empresas de e-commerce. Estas mudanças foram identificadas durante as fases de concepção, início de operações e confirmação do MDN construído pelos próprios empreendedores destas empresas. Neste estudo foram estudados dois dos submódulos componentes do MDN que foram os Fornecedores e a Rede de Parceiros. Foram, também, verificadas as contribuições das mudanças para o desempenho das empresas.

O uso mais frequente do conceito de modelo de negócio pelos empreendedores tem estimulado estudos acadêmicos sobre o tema. Ainda assim, não existe uma vasta produção e o mesmo requer novas discussões e estudos, tais como a própria definição desse conceito. Este artigo visa contribuir para a literatura realizando um estudo sobre as mudanças ocorridas durante as diferentes fases de criação do modelo de negócio, as motivações de tais mudanças e as contribuições destas para o desempenho das empresas

Slywotzky (1997), Denning (1996), Morris et al (2005), Timmers (1998), Dubosson-Torbay (2001) definiram o conceito de modelo de negócio e seus submódulos componentes. Doganova et al (2009) defende a inovação no modelo. Osterwalder (2004) trouxe o conceito de modelo ontológico. Wood (1992) define mudança e Chandler (1962), Lawrence e Lorsch (1967) defendem a não existência de modelo de organização das empresas adequado para todas as situações. Matta & Santos (2014) apresentam as fases do modelo.

O método de pesquisa utilizado foi o estudo de casos múltiplos realizados com 10 empresas de e-commerce atuantes no mercado brasileiro em 2013. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas. Para isso, foi elaborado um questionário semiestruturado para orientar as entrevistas.Os dados foram organizados em uma Matriz de Análise Cruzada, conforme proposto por Yin (1989). A Matriz apresenta, além da descrição das mudanças, as similaridades e as singularidades encontradas no estudo.

O estudo demonstrou que os empreendedores tomam decisões diferentes nas mesmas fases de concepção do modelo de negócio. Foram realizadas mudanças como a ampliação do segmento de mercado, redução do número de segmentos, mudança de segmento, realização de parcerias, dentre outros. As motivações foram de ordem mercadológica, estratégica e operacional e tinham como objetivo a adaptação o produto ou serviço às necessidades dos stakeholders.