RESUMO
Código: 909
Tema: Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

 

Abrir
Arquivo

 
Affordances em Tecnologia Móvel: Um Tema Já Consolidado Ou Uma Tendência?
 

Affordances indicam tanto as possibilidades de uso como a usabilidade de uma ação ou informação. Inicialmente restrito ao campo da psicologia, o conceito de affordances passou a permear também a área da tecnologia, inclusive no âmbito da mobilidade, contribuindo para “desvendar a inter-relação entre as oportunidades tecnológicas e as práticas sociais aplicadas à tecnologia” (Sørensen, 2011:31) e apresentam seis tipos: conectividade, portabilidade, memória, pervasividade, intimidade e prioridade.

Em razão da relevância do tema tecnologia móvel, e considerando a sinalização prévia da literatura de que affordances estão presentes em dispositivos de tecnologia móvel, a questão de pesquisa norteadora deste estudo é: Como o conceito affordances tem sido relacionado a tecnologia móvel na literatura cientifica? Portanto, o objetivo geral deste artigo é mapear o perfil de estudos científicos sobre affordances em tecnologia móvel.

Affordances tecnológicas são objetivos em que a sua existência não depende de valor, significado ou interpretação (Gaver, 1991), podem ser definidas como possibilidades de uso, oportunidades para ação e “desvendam a inter-relação entre as oportunidades tecnológicas e as práticas sociais aplicadas à tecnologia” (Sørensen, 2011: 31). Conectividade, portabilidade, memória, pervasividade, intimidade e prioridade constituem os tipos de affordances tecnológicas existentes no âmbito da mobilidade.

Adotou-se a pesquisa bibliométrica como metodologia de pesquisa (Naseer & Mahmood, 2009; Okubo, 1997), uma vez que se pretende avaliar o estado atual da ciência a fim de identificar novas oportunidades de estudo. Os termos “affordances” e “mobile technology” (ambos entre aspas e de forma conjunta) foram definidos como terminologia a ser pesquisada. A base de dados Scopus foi escolhida dado o seu alcance e nível de indexação. Sphinx Léxica, Vosviewer e Tagxedo permitiram a análise dos dados.

A partir de 104 artigos publicados no período de 2005 a 2015 foi possível identificar as principais pesquisas sobre esse tema, os tipos de affordances presentes no âmbito da mobilidade e qual a linha teórica adotada nestes estudos. A evolução da produção científica sobre tais affordances, os principais autores, as citações e co-citações envolvidas, os periódicos e eventos que mais publicaram trabalhos sobre esse tema, bem como novas vertentes de estudos foram identificadas nessa temática.