RESUMO
Código: 917
Tema: Organização e Processos para Inovação

 

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Big Data e Inovação em Negócios: A Geração de Valor e Inovação Nos Negócios Por Meio de Big Data
 

O aumento significativo da capacidade de criação e armazenagem de dados, propiciado pelo início da era digital no ano 2000, proporcionou as primeiras especulações sobre um fenômeno conhecido por Big Data (Hilbert & López, 2011). A descrição dos elementos que compõe os Big Data, são comuns na literatura e normalmente estão explicados por ativos formados pela informação.

A composição de ativos formados por informações de alto volume, velocidade e variedade originam o termo Big Data a partir de 2001, (ver Beyer, 2011; Hilbert & López, 2011; Taurion, 2013; Buhl, 2013). Porém, verificamos que parece haver carência de uma definição mais robusta, que possa propiciar melhor entendimento do conceito, o que abre a possibilidade de classificar, erroneamente, qualquer grande banco de dados como Big Data. Nosso objetivo é propor uma definição mais precisa do termo.

Simplificadamente podemos dizer que, para aproveitar o potencial do Big Data, precisamos extrair dados (Crawling), separar dados que interessam (Data Mining) e analisar esses dados (Analyse). Se chamarmos essas etapas de sub processos, a associação delas forma o processo chamado de descoberta de conhecimento em base de dados (Knowledge Discovery in Data Base – KDD), (Tian, Zhiping, & Zhengyin, 2013).

Por tratar-se de uma nova proposta para a definição dos Big Data, foram escolhidos métodos mistos, envolvendo a bibliometria e a análise de conteúdo. A bibliometria foi desenvolvida para levantar a literatura principal, valendo-se para tanto da base de dados Scopus e Google Scholar, cujos procedimentos foram detalhados na seção bibliometria desse artigo.

A análise dos artigos, demonstra a presença das palavras que apresentaram nível significativo de similitude, conforme as cargas fatoriais apresentadas na tabela 2, destacando as palavras mais bem colocadas no ranking. As palavras com maior frequência e com seus respectivos agrupamentos em fatores, que serão discutidas nesse artigo, devido a serem aparentemente mais relevantes para a geração de valor e inovação para os negócios são as palavras: negócio, processo e organização