RESUMO
Código: 921
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
Determinantes da Produção Intelectual dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu Brasileiros em Administração, Ciências Contábeis e Turismo
 

A pós-graduação stricto sensu da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo têm apresentado um expressivo crescimento no quantitativo de cursos sendo oferecidos no Brasil. Esse acréscimo pode ser visto, a princípio, como uma melhoria no desenvolvimento científico da referida área. Entretanto, faz-se necessário analisar esse aspecto por meio da produção intelectual gerada pelos docentes e discentes envolvidos com a pós-graduação.

A pesquisa dessa área tem crescido quantitativamente, no entanto, parece evidente que a qualidade não tem acompanhado a quantidade (BERTERO, CALDAS & WOOD JR., 1999). Nesse sentido, este estudo teve como objetivo identificar os fatores que influenciam a produção intelectual dos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, visando indicar os aspectos que mais contribuem para o desenvolvimento científico dessa área de conhecimento.

Saorim e Garcia (2010) afirmam que a geração de conhecimento se inicia quando o homem questiona o óbvio, procedendo à pesquisa, e se concretiza no aval da comunidade científica, tornando públicos e válidos os resultados da investigação. Assim, a produção intelectual configura-se como o espelho da ciência, da comunidade de cientistas de um país e de uma área do conhecimento, sendo um importante elemento na mensuração do desenvolvimento científico de uma nação (TARGINO, 2010).

Foi realizada uma pesquisa quantitativa, explicativa e ex post facto, cujos dados foram obtidos no portal da CAPES com o foco na produção intelectual de 121 programas de pós-graduação stricto sensu em Administração, Ciências Contábeis e Turismo avaliados pela CAPES no triênio 2010-2012. Os dados foram tabulados e processados por meio dos softwares Microsoft Excel e Gretl, utilizando-se técnicas estatísticas descritivas e análise de regressão múltipla.

O modelo proposto foi capaz de explicar 99,54% das variações percebidas na produção intelectual dos programas de pós-graduação analisados. O número de docentes permanentes, o número de artigos publicados em anais de eventos e o número de bolsas recebidas pelos discentes mostraram-se estatisticamente significativas, apresentando relação positiva na determinação do nível de produção intelectual dos programas de pós-graduação.