RESUMO
Código: 926
Tema: Estratégia Internacional e Globalização

 

Abrir
Arquivo

 
Estimativa do Impacto das Medidas Não Tarifárias Sobre As Importações da China
 

As restrições ao comércio colocam o Brasil como protecionista diante de seus parceiros comerciais.

Nesse sentido, compreender o impacto das Medidas Não Tarifárias (MNTs) sobre as importações oferece suporte às negociações internacionais. Nesse trabalho, visa-se estimar, por meio de um modelo econométrico, os impactos das MNTs sobre as importações brasileiras de máquinas, aparelhos e materiais elétricos provenientes da China entre 2008 e 2012.

Tais itens detêm maior participação da pauta de importações brasileiras, correspondendo a aproximadamente 27% do valor total. Desse montante, a China tem participação média de 26%, justificando a relevância da pesquisa. A hipótese é que a incidência de MNTs afeta o fluxo de importações do Brasil.

Os dados foram extraídos das bases Ipeadata, IBGE, AliceWeb e WITS. Para a estimativa, foi adaptado o modelo proposto por Kee, Nicita e Olarreaga (2009). A partir dos coeficientes estimados, foi calculado um índice de restrição comercial do Brasil em relação à China.

Os resultados evidenciaram o reflexo negativo das MNTs sobre as importações da China, validando a posição de protecionismo em que o Brasil se coloca.