Muitas organizações estão se voltando para novos modelos de gestão, onde os colaboradores assumem papel de destaque. De fato, essas empresas entendem que o capital humano é o seu principal ativo, e possuem uma ênfase muito maior na percepção que os seus colaboradores possuem da empresa, bem como nos resultados decorrentes disso.
O estudo do tema é interessante para a discussão e conceituação dos aspectos que envolvem a cultura organizacional em organizações públicas no Brasil, em uma situação de mudança, uma vez que as organizações acabam por incorporar traços decorrentes das mudanças políticas, sociais e culturais.
O objetivo desta é identificar e analisar os desafios enfrentados em uma situação de mudança organizacional, a partir da percepção dos servidores de uma organização pública instalada na cidade de São Paulo.
A pesquisa teórica sobre os conceitos envolvidos é importante para o desenvolvimento do estudo. Dessa forma, serão definidos os conceitos de comportamento, mudança e cultura organizacional e de organizações públicas.
A coleta das informações necessárias para o desenvolvimento do trabalho foi feita nos meses de outubro e novembro de 2011. A técnica utilizada no estudo de caso foi à pesquisa no local, porque possibilita ao pesquisador observar, analisar, interpretar e extrair conclusões que permite avaliar o cumprimento dos objetivos formulados através das estratégias de ação (YIN, 2005).
Após a definição teórica de todos os conceitos que norteiam as mudanças organizacionais, serão analisados os resultados coletados em pesquisa de campo contendo a percepção dos servidores públicos do órgão estudado. Dessa forma, primeiro será analisado as informações referente ao perfil sócio-econômico dos participantes na pesquisa.
A segunda parte consiste na análise de pesquisa sobre as mudanças ocorridas na organização, bem como o impacto resultante disso.
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