A criação de novas empresas é o resultado de um processo, cujos agentes são os empreendedores, que realizam as atividades nele contidas. Esse processo recebe o nome de processo empreendedor. Essas atividades são realizadas no dia a dia durante a criação da empresa, portanto, por meio delas é possível observar o comportamento do empreendedor.
O objetivo deste artigo foi verificar se as características do empreendedor e seu comportamento durante o processo de criação da empresa influenciavam o desempenho da empresa criada.
Para atingi-lo foi realizada análise da teoria existente sobre os tópicos características empreendedoras, comportamento empreendedor, processo empreendedor e desempenho de empresas. As características se basearam em McClelland (1987), o comportamento em Sarasvathy (1998), o processo e o desempenho em uma combinação de autores.
Os dados foram coletados com um questionário auto-administrado cujo universo era de 130.000 empreendedores cadastrados no website de uma empresa de treinamento, no entanto, apenas 30% dessa população tinham criado empreendimentos. Desta forma, foram obtidas 457 respostas válidas. A análise dos dados foi realizada pela técnica de modelagem de equações estruturais, mais especificamente a PLS-SEM.
Foi possível afirmar que tanto o perfil quanto o comportamento influenciaram o desempenho da empresa criada. No entanto, o comportamento exerce maior influência do que o perfil, especialmente o comportamento com ênfase causal.
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