RESUMO
Código: 941
Tema: Marketing, Sociedade e Outros Temas

 

Abrir
Arquivo

 
Futebol Paixão Ou Negócios? Análise da Produção Científica Mundial
 

A cientificidade em torno do futebol vem ganhando destaque no meio acadêmico. Mas o assunto é abordado sob distintas perspectivas: paixão, fato social, que pode ser compreendido e estudado dentro da área de conhecimento das Ciências Sociais e na área de negócios, mais especificamente envolvendo a área de Administração.

A produção nacional sobre o tema futebol perpassa duas óticas distintas: paixão e negócios. Portanto, o objetivo desse trabalho é verificar por meio de um estudo bibliométrico, como o esporte vem sendo estudado no mundo nos últimos cinco anos (paixão ou negócio?) buscando compreender além da área mais relevante, quais os assuntos vêm se destacando nesse campo.

É realizada uma breve revisão histórica sobre os mais de 115 anos do futebol e suas fases, em nosso país. Há a utilização da divisão didática aludida por Levine (1982). Este autor separa a história do futebol nacional quatro fases: esporte elitista (1894-1904); amadorismo (1905-1933); profissionalismo (1933-1950); reconhecimento internacional e da comercialização do futebol (1950-1970).

Trata-se de uma pesquisa quantitativa de caráter exploratória e descritiva. A forma de recuperação dos artigos na base de dados deu-se através dos seguintes critérios de busca: 1) procurar os descritores soccer e football na opção de campo “Article, Title, Abstract and Keywords”; 2) recuperar somente artigos científicos; 3) recorte temporal contemplando os anos de 2009 a 2013; 4) busca realizada apenas em periódico classificados dentro da área das chamadas “Ciências Sociais e Humanas”.

Os aspectos analisados que constroem uma visão panorâmica acerca do campo do futebol a partir da publicação científica da área foram formados por seis componentes: a produção ao longo do tempo, periódicos com maior número de publicações sobre a área, principais instituições de origem, autoria mais expoentes, países e, por fim área de conhecimento. Através das análises desses componentes, têm-se subsídios para um entendimento global de como a área vem sendo estudada nos últimos cinco anos.