RESUMO
Código: 951
Tema: Aprendizagem nas Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Engajando Administração Aos Estudos Decoloniais: Um Panorama Atual e Os Principais Desafios Para A Área.
 

Este ensaio teórico analisa os estudos decoloniais como fonte de pesquisa na área de Administração. A metodologia baseia-se em pesquisa teórico-bibliográfica fundamentada em Mignolo (1998), Dussel (1992), Quijano (1994) que discutem a questão da decolonialidade e, particularmente na área de Administração no Brasil (FARIA, 2013). Em adição aos pertinentes pontos apresentados pelos autores que abordam o tema na Administração, propõe-se o estudo de práticas educacionais decolonais em Administração.

Este ensaio teórico pretende identificar traços nos estudos decoloniais buscando entender e construir convergências com a área de pesquisa em Administração. Para os autores Rosa e Alcadipani (2014), muitos estudos em administração surgem a partir de preocupações e questões norteadoras dos estudos subalternos e embora vários não adotem diretamente o pensamento decolonial como referencial, as similaridades na linha de questionamentos são notáveis.

No campo dos estudos em administração, deve-se reconhecer o recente, porém pulsátil empenho feito por alguns acadêmicos em discutir temas desta área a partir da perspectiva do pensamento decolonial. A fim de expor um panorama das principais questões estudadas nessa linha de pesquisa recém-iniciada, opta-se nesse trabalho por seguir a trajetória do pesquisador Alexandre Faria (2013), uma vez que esse aparece de maneira recorrente em publicações envolvendo essa proposta.

A metodologia baseia-se em pesquisa teórico-bibliográfica fundamentada em Mignolo (1998), Dussel (1992), Quijano (1994) que discutem a questão da decolonialidade e, particularmente na área de Administração no Brasil em Faria (2013), dentre outros autores.

Em adição aos pertinentes pontos apresentados pelos autores, encerra-se esse ensaio propondo o estudo de práticas educacionais decolonais em Administração como mais um aspecto a ser discutido como pauta para agenda dos estudos decoloniais nessa área. Nesse sentido, pressupõe-se que identificar maneiras alternativas de fazer a a educação venha a contribuir para a construção desses espaços geo-epistêmicos pluriversais no campo da Administração.