RESUMO
Código: 967
Tema: Estratégia Competitiva

 

Abrir
Arquivo

 
Capturando A Capacidade de Absorção: Uma Proposição de Medida A Partir da Pintec
 

Capacidade de absorção é um dos constructos mais importantes da pesquisa em administração de organizações (LANE; KOKA; PATHAK, 2006). Seu escopo é amplo e abarca todos os processos fundamentais de aprendizados desencadeados pela introdução de conhecimento externo: aquisição, assimilação, transformação e exploração (ZAHRA; GEORGE, 2002). Dada sua importância estratégica, tem-se argumentado que capacidade de absorção pode ser considerada uma capacidade dinâmica (ZAHRA; GEORGE, 2002).

A definição clássica da capacidade de absorção potencial e realizada (ZAHRA; GEORGE, 2002) tem criticadas pela ênfase estática dada aos constructos já que toda capacidade, em última instância, pode ser considerada como uma habilidade potencial (LANE; KOKA; PATHAK, 2006). Dessa forma, essa pesquisa se apoia numa abordagem evolucionária dos atributos da capacidade potencial e da capacidade realizada para construir um instrumento de medida a partir de uma pesquisa de inovação.

Andersén e Kask (2012) propõe uma abordagem evolucionária onde a capacidade de absorção é vista como uma “disposição evoluída” (evolved disposition
) que permite ao seu o portador (no caso, a organização) adquirir, assimilar, transformar e explorar conhecimento externo. Nessa linha evolucionária, a capacidade potencial é vista como uma disposição (ou genótipo), grosso modo, potencial a sua disposição. Já a capacidade realizada é representada pela ações tomadas pelo portador (organização).

O modelo empírico foi avaliado com a técnica de modelagem de equações estruturais e construído com dados secundários de fontes oficiais (5 edições da PINTEC). Dada a escala categórica adotada na (Escala de concordância de 4 pontos), foi usada a estimação pelo método da distribuição assintótica livre (JÖRESKOG; SÖRBOM, 1996).

Foi desenvolvido e validado um instrumento de medida de capacidade de absorção. A operacionalização do constructo de capacidade de absorção baseado em duas dimensões distintas (potencial e realizada) permite analisar de forma mais precisa como as dimensão se relacionam as variáveis de interesse pesquisadas como desempenho financeiro ou de mercado ou antecedentes organizacionais como alianças a partir de dados já coletados sistematicamente.