RESUMO
Código: 972
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos Dedutivos

 

Abrir
Arquivo

 
Investigação Empírica Sobre O Comportamento do Consumidor Virtual
 

Desde o seu surgimento, a Internet tem possibilitado o desenvolvimento de diversas formas de interação e organização, graças às suas características fundamentais de uso e acesso disseminado. Sua ampla variedade de recursos, assim como sua infraestrutura, suportam serviços que vão desde o comércio eletrônico, à comunicação instantânea e até às populares páginas pessoais – blogs e redes sociais – possibilitando a qualquer um que tenha acesso a um navegador, disponibilizar conteúdos variados em ...

O objetivo geral deste estudo foi revelar ideias iniciais para uma agenda de pesquisa que explore a influência da internet no processo de comunicação e venda de produtos e serviços, sob a ótica da teoria do comportamento do consumidor. Especificamente, pretendeu-se: 1) identificar diferentes percepções sobre o papel que a internet ocupa na vida dos jovens 2) conhecer a atitude (componentes cognitivos, afetivos e conativos) dos entrevistados em relação à Internet.

A variedade e multiplicidade de fatores que influenciam o comportamento de compra dos consumidores torna evidente sua complexidade, dificultando a tarefa dos pesquisadores de marketing que buscam por uma síntese representativa da realidade através de estruturas simplificadas, conhecidas por modelos (KARSAKLIAN; 2011).

A partir da fundamentação teórica foi elaborado um roteiro de pesquisa para condução das entrevistas em profundidade (RICHARDSON, 1999). Foram entrevistados nove estudantes, sendo três do curso de Administração, dois da Agronomia, um da Biologia, um da Medicina Veterinária e dois da Zootecnia. Os participantes pertencem às classes econômicas A1 (três pessoas), A2 (duas pessoas), B1 (duas pessoas), B2 (uma pessoa) e C1 (uma pessoa), com base no Critério de Classificação Econômica Brasil (Abep, 20

Os entrevistados selecionados fazem uso diário da Internet, sendo que apenas dois deles preferem acessar durante a tarde, enquanto todos os outros alegaram acessar a qualquer horário, durante o dia todo. Com relação ao dia da semana em que mais acessam a Internet, os entrevistados tiveram respostas semelhantes, permitindo identificar que o acesso é feito de forma equilibrada e constante durante todos os dias. Alguns destacaram que no final de semana o acesso é menor comparado aos outros dias...