RESUMO
Código: 977
Tema: Comportamento Organizacional

 

Abrir
Arquivo

 
Envelhecimento, Intercâmbio de Conhecimento e Relações Intergeracionais (um Estudo em Empresas Metalúrgicas do Abc Paulista)
 

O envelhecimento populacional é um desafio para o governo, organizações e instituições universitárias. O Brasil enfrenta uma profunda mudança na composição da pirâmide etária. A questão que norteia este estudo é: atos geracionais de transferência de conhecimento dão-se entre as gerações na ante-sala da aposentadoria e de sua sucessão? A categorias norteadoras para esta pesquisa, delimitada em duas empresas metalúrgicas no ABC Paulista, considerado o sindicato da categoria.

Esta pesquisa estuda como e se ocorre o processo da gestão e intercâmbio do conhecimento entre as diferentes gerações em empresas da região do ABC Paulista, e também como se iniciou a gestão sobre o envelhecimento da força de trabalho e a preocupação com esse novo cenário no Brasil.Este estudo visa investigar como as organizações compreendem a importância de lidar com o processo de envelhecimento da força de trabalho em seu contexto organizacional e as práticas do intercâmbio de conhecimento.

Para Camaro, Kanso e Mello (2004:25) “O envelhecimento populacional é, hoje, um proeminente fenômeno mundial. No caso brasileiro, pode ser exemplificado por um aumento.Takeuchi e Nonaka (2008) e Lyra e Pinto (2009) os autores afirmam também que o processo de criação do conhecimento pode ser definido como espiral que se inicia no ponto individual e se move para o nível de grupo da organização. Estabelece-se o conhecimento como algo valioso com relação as estratégias organizacionais.

A definição do tipo de pesquisa foi pensada de acordo com o que se pretendeu responder em relação ao problema de pesquisa estudado.Optou-se por uma pesquisa qualitativa, exploratória-descritiva com análise das entrevistas transcritas. O procedimento de coletas de dados através de entrevista semiestruturada, seguindo um roteiro prévio e flexível . A pesquisa foi realizada em duas empresas de grande porte do ramo metalúrgico na área automotiva e em um sindicato no ABC Paulista.

As empresas entrevistadas mostram que existe uma preocupação com relação do fenômeno do envelhecimento populacional e apontam a importância do RH na gestão das pessoas que estão saindo da organização para aposentadoria, mas ainda é um processo recente e as dificuldades são grandes em saber como estabelecer processos e programas para essa gestão do conhecimento; sabem que poderão ter problemas estratégicos caso não façam a gestão da transferência ou intercâmbio do conhecimento.