RESUMO
Código: 978
Tema: Comportamento Organizacional

 

Abrir
Arquivo

 
Estudo Observacional Sobre A Ética Weberiana no Filme A Escolha de Sofia
 

Weber (2002), cujo estudo sobre ética é foco deste trabalho, dissertou sobre a ética nas questões políticas, dividindo-a em duas vertentes: a ética da responsabilidade e a ética da convicção. A ética da responsabilidade é orientada pelos fins; enquanto a ética de convicção orienta-se pelos valores do indivíduo. O seu trabalho é amplamente utilizado para racionalizar decisões que buscam um equilíbrio entre as duas éticas weberianas potencializando a compreensão dos fatos e o senso de justiça.

O objetivo deste artigo é situar o dilema sofrido pela protagonista do filme "Escolha de Sofia" dentro dos parâmetros éticos determinados por Max Weber, por meio de um estudo observacional. Ressalta-se que este filme é constantemente referenciado em diversas áreas, em especial nas ciências sociais e na jurídica, para exemplificar grandes dilemas éticos ou justificar decisões controversas tomadas. O filme foi escolhido por retratar o dilema ético segundo ética Weberiana.

Considerando-se, portanto, que a ética está indelevelmente inserida no caráter humano, agravada pela moral, se torna fatídico que todas as pessoas se deparem algum dia com uma escolha que os levem a uma profunda reflexão ética, influenciada pelas regras sociais e morais a que foram submetidos por toda a vida, ou a uma situação em que se apresenta um desafio de escolha incalculável, em virtude de certas características da própria escolha ou do cenário que a pessoa está enfrentando.

Esta pesquisa possui caráter qualitativo descritivo, utilizando método observacional não comportamental estruturado indireto. Foi realizada coleta de dados secundários com foco especial na obra “Ciência e Política – Duas Vocações”, que detalha os dois tipos de ética abordados nesse trabalho: a da responsabilidade e da convicção. Em seguida, se buscou identificar, por meio de estudo observacional os princípios de Weber no que concerne às duas éticas que podem ser identificadas no filme.

São diversos outros contextos históricos hodiernos que, mesmo em diferentes condições políticas, culturais, econômicas e sociais, pessoas se veem obrigadas às escolhas que não pretendem fazer. Isto amplia o escopo do filme e traz à contemporaneidade um debate que permanece atual. As diversas escolhas não desejadas e imbricadas em mecanismos sociais de dominação são retratadas no filme e possibilitam o cotejo empírico com o trabalho de Weber sobre as éticas de responsabilidade e de convicção.