RESUMO
Código: 980
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos Dedutivos

 

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Caracterização do Uso da Internet Nas Etapas do Processo de Decisão de Compra
 

A relevância deste trabalho se fundamenta, principalmente, no aspecto atual do tema; isto é, a grande importância e a forte utilização da Internet no contexto atual. A Internet traz novidades aos consumidores, como a multiplicidade de informações, menores distâncias físicas, maior velocidade, poder e autonomia em suas decisões (OLIVEIRA, 2007). Ao longo do tempo, o comportamento dos consumidores evolui, uma vez que esses consumidores se adaptam a novas condições socioculturais, econômicas...

Problema de pesquisa: como os jovens universitários utilizam a internet nas etapas que antecedem a decisão de compra?O objetivo geral deste estudo é conhecer de forma abrangente o modo como a internet é utilizada por jovens universitários da UNESP Jaboticabal, nas etapas do processo de decisão de compra que antecedem a compra, a fim de identificar lacunas e oportunidades que poderão direcionar novos estudos e ações gerenciais.

O único estudo brasileiro que reuniu os modelos desenvolvidos de comportamento do consumidor foi elaborado por Ferreira (1974), intitulado “Descrição e Avaliação dos Modelos de Comportamento do Comprador: Abordagens Parciais e Integrativas”. Embora antigo esse estudo teve como foco a “explicação da escolha de uma marca, produto ou classe de produto e as variáveis que determinam essa escolha” (FERREIRA, 1974, p.74).

A partir da fundamentação teórica foi elaborado um roteiro de pesquisa para condução das entrevistas em profundidade.foram entrevistados nove estudantes, sendo três do curso de Administração, dois da Agronomia, um da Biologia, um da Medicina Veterinária e dois da Zootecnia. Os participantes pertencem às classes econômicas A1 (três pessoas), A2 (duas pessoas), B1 (duas pessoas), B2 (uma pessoa) e C1 (uma pessoa), com base no Critério de Classificação Econômica Brasil (Abep, 2012).

5.1.1 Reconhecimento da necessidade A fim de caracterizar o uso da Internet em cada etapa do processo de decisão de compra, os entrevistados foram questionados a respeito da influência da Internet no reconhecimento de uma necessidade de compra. Com naturalidade responderam que “a Internet está muito presente no dia-a-dia” “é inevitável não ser atraído por diversas imagens e mensagens expostas na Web”. Também revelaram que já foram estimulados, mesmo que indiretamente, a comprar produtos...