RESUMO
Código: 986
Tema: Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

 

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Os Sistemas de Informação e Seu Relacionamento Com A Memória Organizacional: Um Estudo Exploratório
 

Uma organização assemelha-se a um organismo vivo, para o qual o conceito de memória é passível de ser aplicado, pois a “memória” se relaciona com um dos conceitos centrais das teorias do processamento das informações. A Memória Organizacional está relacionada com a acumulação socialmente construída das soluções encontradas para os problemas do passado e, que são frequentemente encontrados no âmbito das organizações (ACKERMAN; HALVERSON, 2004).

O problema de pesquisa para o qual se buscou a resposta é: Como os Sistemas de Informação se relacionam com a Memória Organizacional das Empresas? O objetivo geral : verificar em que aspectos os Sistemas de Informação se relacionam com a Memória Organizacional. Objetivos específicos: Identificar as relações existentes entre o uso de sistemas e a Memória Organizacional e Identificar possíveis resultados decorrentes do uso dos sistemas na Memória Organizacional.

Para Laudon e Laudon (2012) um sistema de informação (SI) é um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e ao controle, de uma organização. Os conceitos de Memória Organizacional seguiram, historicamente, os conceitos ligados à memória humana. O termo “memória” tem suas origens nas ciências naturais e humanas e seus significados evoluíram ao longo dos séculos (WALSH; UNGSON, 1991).

Utilizou-se pesquisa qualitativa, de natureza exploratória. Richardson et al. (2003) definem o método de pesquisa qualitativo como uma técnica que não utiliza meios estatísticos como base do processo de análise do problema estudado. Para esse autor, na pesquisa qualitativa a preocupação não está em numerar, medir variáveis ou correlacioná-las, mas, sim, em identificar tais variáveis. A análise dos dados coletados deu-se pelo uso da técnica da análise de conteúdo, conforme Bardin (2004).

Na análise dos dados foram obtidas seis categorias principais classificadas como diretas (ligadas ao problema de pesquisa): 1) Memória Organizacional e a Perpetuação do Conhecimento, 2) Sistemas de Informação e a Memória Organizacional, 3) Resultados do Uso de Sistemas de Informação, 4) Relevância da Memória Organizacional para a Tomada de Decisões Estratégicas, 5) Memória Organizacional e o Compartilhamento das Informações e, 6) Memória Organizacional para a Resolução de Problemas.