RESUMO
Código: 988
Tema: Gestão de Operações Sustentáveis

 

Abrir
Arquivo

 
Simulação Baseada em System Dynamics Para Avaliação de Cenários Sobre Geração e Disposição de Resíduos Eletrônicos Numa Instituição de Ensino Superior
 

Nas últimas décadas, a indústria vem revolucionando o mundo com equipamentos eletroeletrônicos, os quais se tornaram onipresentes na vida da população. Os produtos eletrônicos, que à primeira vista são inofensivos, geram sérias consequências ambientais, assim como econômicas e sociais. Espera-se que este estudo possa auxiliar os gestores das Instituições de Ensino Superior a decidir e alocar os resíduos eletrônicos de uma forma mais racional e sustentável, dentre as alternativas existentes.

O objetivo desse trabalho é apresentar um modelo ideal para gerenciamento de compras e reuso de equipamentos eletrônicos de uma Instituição de Ensino Superior, apresentando a modelagem, o desenvolvimento e a validação de um modelo de simulação computacional para analisar a situação da instituição nos últimos 10 anos. A partir dessa simulação, será obtido um modelo ideal de gerenciamento para os próximos 10 anos, no qual o reuso seja incluso com uma taxa de 25%.

Neste trabalho é exposta uma introdução à simulação computacional e à metodologia System Dynamics e também referencial teórico sobre lixo eletrônico, reciclagem, reuso e logística reversa.

Para o desenvolvimento do modelo de simulação computacional foram utilizadas técnicas oriundas da área de System Dynamics (SD). Os cenários utilizados para a validação do modelo foram gerados a partir de análises nas quais foram usados dados históricos relativos às compras e às baixas dos equipamentos eletrônicos objetos deste estudo – computadores e impressoras (jato de tinta e à laser), de 2005 a 2014 (10 anos), de uma Instituição Federal de Ensino Superior do Rio Grande do Sul.

Com a utilização do modelo, ao aplicar uma taxa de reuso de 25% (vinte e cinco por cento), o quantitativo de lixo eletrônico relacionado a computadores e a impressoras reduz significativamente, cerca de 1/3 (um terço) quanto a impressoras, e mais do que a metade no tocante aos computadores.