RESUMO
Código: 989
Tema: Significado do Trabalho, Satisfação e Mecanismos de Recompensa

 

Abrir
Arquivo

 
O Sentido do Trabalho Para As Profissionais do Sexo do Maior Conglomerado de Bordéis A Céu Aberto do Sudeste Brasileiro
 

Desde o início da década de 1950, vários pesquisadores têm buscado compreender os sentidos e significados que os trabalhadores atribuem ao exercício de sua profissão em diferentes partes do mundo (MORIN; TONELLI; PLIOPAS, 2007), visto que, nas sociedades ocidentais contemporâneas, o trabalho vem exercendo forte influência não somente na motivação dos trabalhadores, como também na sua satisfação e produtividade (MORIN, 2001).

Contudo, a temática dos sentidos do trabalho ainda é pouco debatida na área e necessita ser mais explorada pela academia (TOLFO; PICCININI, 2007). Visto isso, o objetivo que norteou este estudo foi o de analisar o sentido atribuído ao trabalho pelas profissionais do sexo do maior conglomerado de bordeis a céu aberto do sudeste brasileiro.

Dejours (1987) faz algumas elucidações sobre o trabalho, uma vez que ele precisa fazer sentido para o próprio sujeito, para seus pares e para a sociedade. Ele percebe que o sentido do trabalho é formado por dois componentes: o conteúdo significativo em relação ao sujeito e o conteúdo significativo em relação ao objeto. Para o autor, o sentido do trabalho permite a construção da identidade pessoal e social do trabalhador por meio das tarefas que executa, do seu trabalho.

A fim de compreendermos os sentidos atribuídos ao trabalho pelas profissionais do sexo, utilizamos de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Foram entrevistadas dez profissionais do sexo que atualmente trabalham no maior conglomerado de bordéis a céu aberto do sudeste brasileiro. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas em profundidade e a análise dos dados foi feita através da Análise de Conteúdo.

É possível que seja por não encontrar valor e sentido no trabalho (DEJOURS, 1992) que Violeta afirma que a prostituição é profissão porque não é crime, uma vez que não percebe o significado do seu trabalho para a sociedade. Tanto Orquídea, quanto Girassol e Rosa buscaram a motivação do construto do significado do trabalho na função que cumpre para elas a manutenção das necessidades familiares.