RESUMO
Código: 990
Tema: Apreçamento de Ativos

 

Abrir
Arquivo

 
Corrida Pelos Negócios: Análise da Volatilidade Percebida e A Utilização dos Primeiros e Últimos Minutos do Pregão
 

Conforme Bauwens et al. (2012) a amplitude de bases de dados provendo preços intradiários em alta frequência de ativos financeiros cresceu substancialmente nos últimos anos. Uma das aplicações mais importantes foi o desenvolvimento das medidas de volatilidade utilizando dados em alta frequência. Uma das formas de mensuração que recebeu relevância nos últimos anos foi a medida de Volatilidade Percebida. Diante deste cenário, a importância da filtragem de dados cresceu significativamente.

Apesar da crescente adoção da análise de dados em alta frequência, Boudt et al. (2013) demonstram que a gestão destes dados possui diversos desafios devido às características das séries. O objetivo geral do artigo é analisar o tratamento de dados em alta frequência para a estimação de medidas de Volatilidade Percebida. Como objetivos específicos, buscou-se analisar a metodologia para limpeza de outliers e analisou-se a importância de manter ou não os primeiros e últimos minutos do pregão.

Conforme Falkenberry (2001), no tratamento, o objetivo primário é a remoção de outliers, porém mantendo as propriedades de séries que são observadas em tempo real. O artigo de Brownless e Gallo (2006) discute os procedimentos, de forma detalhada, para limpeza e gerenciamento de séries financeiras de alta frequência. A medida denominada Robust two time scale covariance estimator é apresentada como robusta a diversos problemas encontrados em séries de alta frequência.

Foram utilizados dados de negociações tick by tick da ação PETR4 no período entre 09/2012 a 10/2014. Por meio dos dados intradiários foram estimadas as séries de Volatilidades Percebidas diárias, ao todo, foram 8 séries estudadas; buscando compreender as diferenças entre séries tratada/não tratada, com primeiros/sem primeiros 15 minutos e com últimos/sem últimos 15 minutos. Foram testadas 4 hipóteses por meio de testes de razão de variâncias e Qui-Quadrado.

Foram encontrados indícios de maior volume e volatilidade no começo do dia quando comparados com o final do dia. Os resultados apresentam indícios de que podem existir diferenças significantes entre as metodologias de amostragem para estimar a Volatilidade Percebida. As amostras de preços com os primeiros 15 minutos apresentam valores de Volatilidade Percebida significativamente maiores em relação aos testes com as amostras de preços sem os primeiros 15 minutos.