RESUMO
Código: 995
Tema: Formação do Professor e Pesquisador

 

Abrir
Arquivo

 
Diferenças Motivacionais Entre Os Mestrandos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas Para A Realização de Uma Pós-graduação Stricto Sensu
 

No âmbito do ensino superior, a formação de professores mestres e doutores apresenta uma função social importante, já que a qualidade dos cursos de graduação sustenta-se, em certa medida, em seu corpo docente, sendo o professor um dos atores responsáveis pelo sucesso ou fracasso de um curso de graduação.

A questão de pesquisa que norteia este artigo é a seguinte: Quais os fatores que motivaram os mestrandos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas a escolher uma pós-graduação stricto sensu? O objetivo do estudo é, portanto, identificar os fatores que motivaram os mestrandos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas a escolher uma pós-graduação stricto sensu.

A base teórica desse artigo sustentou-se na Teoria da Autodeterminação (Self-Determination Theory - SDT), desenvolvida por Edward Deci e Richard Ryan na década de 1970. Essa teoria propõe que os seres humanos, desde seu nascimento, apresentam propensões inatas para aprender e ser estimulados (DECI; RYAN, 1985, 2000).

Quanto aos objetivos, o presente estudo caracteriza-se como descritivo, quanto à abordagem do problema, classifica-se como qualitativo, e quanto aos procedimentos de pesquisa, utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O DSC fundamenta-se na Teoria da Representação Social e em seus pressupostos sociológicos, apresentando-se como um depoimento síntese elaborado com base nos discursos de sentido semelhante, por meio de uma metodologia sistemática e padronizada (LEFÈVRE, LEFÈVRE, 2003).

A criação do DSC para cada uma das áreas analisadas permitiu identificar que a motivação dos mestrandos em Administração e Ciências Econômicas é predominantemente extrínseca, visto que fatores externos, como o mercado de trabalho não atrativo e questões financeiras foram decisivas para o ingresso desses indivíduos na pós-graduação. Já os estudantes de Ciências Contábeis mostraram-se mais intrinsecamente motivados, sendo o aumento do conhecimento o fator de maior motivação.