RESUMO
Código: 997
Tema: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
O Aumento no Volume de Viagens de Luxo Com A Temática de Esportes: Uma Nova Forma de Marketing.
 

Segundo Atwall e Williams (2009), o marketing de experiência tem sido uma das formas mais eficazes de promoção, sendo utilizado para promover um distanciamento da massificação do luxo. No mercado de operadoras de viagem de luxo, há uma predisposição dos consumidores por viajarem por uma temática, também permitindo a diferenciação da massificação citada acima. O Esporte, seguindo uma nova tendência, foi utilizado como uma forma de incrementar a experiência do consumidor no mercado de luxo.

A partir do ano de 2013, analisando essa tendência de solicitações de viagens com intuito da prática ou participação do esporte, a maior operadora do mercado de luxo no Brasil estabeleceu um processo de promoção baseado no marketing de experiência alinhado com o Esporte. O atual relato traz uma análise desta intervenção por meio de uma pesquisa qualitativa de suas publicações; e quantitativa de seus relatórios de vendas e de feedbacks dos consumidores.

Baseado nos conceitos de Smith (1999), toda a comunicação com o cliente foi alterada. Utilizando o módulo de estratégia experimental (SEMS) e o provedor de experiências (ExPros), tanto os websites como os materiais publicitários impressos sofreram alteração. O conteúdo começou a utilizar e explorar as sensações como uma forma de dar dinâmica as experiências fugindo do luxo convencional. O Esporte entrou como uma forma de agregar e complementar a experiência, trazendo uma nova temática.

Após analisar os números de 2013 a 2015, notou-se um crescimento de quase 400% no volume de viagens voltadas ao Esporte, um aumento no ticket médio dessas viagens e a melhora nos feedbacks dos consumidores. Como considerações gerenciais, o relato apresenta uma importante ferramenta de prospecção de consumidores do mercado de viagens de luxo. Já dentro das limitações do relato, tem-se a ausência de uma análise dos fatores motivacionais do turista de esporte.