Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa que visou analisar o nível de credibilidade das fontes de comunicação de marketing social ou ambiental (verde). A pesquisa é de natureza quantitativa e do tipo descritiva. Foi utilizada a amostragem não probabilística, os dados foram coletados por meio de questionário com abordagem pessoal e para a análise dos dados foi utilizado o software estatístico SPSS.
O objetivo principal é analisar o nível de credibilidade das fontes de comunicação de marketing ambiental ou propaganda ambiental. Têm-se como objetivos secundários: (1) avaliar o grau de ceticismo da propaganda ou comunicação de marketing; (2) verificar se há diferença do grau de ceticismo dessa propaganda ou comunicação de marketing entre diferentes agrupamentos de consumidores. (3) testar a diferença do grau de ceticismo considerando diferentes fontes emissoras.
O marketing como disciplina normativa (SHIFFMAN et al, 2011), estuda principalmente o consumidor, suas percepções e reações. Estudos mostram que os consumidores são, muitas vezes, desconfiados e céticos em relação às ações ou programas de comunicação de marketing ambiental e de marketing social, principalmente quando a fonte é uma empresa.
A pesquisa é de natureza quantitativa e do tipo descritiva. Foi utilizada a amostragem não probabilística, os dados foram coletados por meio de questionário com abordagem pessoal e para a análise dos dados foi utilizado o software estatístico SPSS. O universo da pesquisa foram os jovens moradores da cidade de Cuiabá-MT, com idade entre 18 e 29 anos.
Os resultados da pesquisa permitem deduzir que se aumenta o número de propagandas com apelos falsos aumenta também o desejo desse público de que seja eliminada a propaganda. Destaca-se que as mulheres jovens pesquisadas apresentam comportamento cético maior que os homens. A credibilidade maior atribuída para as Universidades e ONG demonstram seus papéis nesse contexto, no qual por meio das pesquisas, estudos e projetos dessas fontes podem originar ações de marketing social, bem como o ambiental.
|