A gestão de carreiras nas organizações vem sendo estudada pela academia há algum tempo e muitas organizações já estão construindo modelos de gestão de carreiras em sua operação. Isso acontece pelo fato de que, a estrutura de carreiras, ao mesmo tempo em que cria condições concretas para apoiar as transformações organizacionais, garante a coerência e consistência com os valores que sustentam a relação entre a organização e seus colaboradores.
Compreender os principais benefícios de se construir uma estrutura de carreiras para um sistema de cooperativas.
os objetivos específicos propostos são:
-Levantar as expectativas e resultados esperados pela alta administração.
-Investigar os benefícios percebidos pelos gestores de RH e os fatores críticos de sucesso para a implantação.
-Verificar como o(s) componente(s) da estrutura pode(m) contribuir(em) para o fortalecimento dos princípios cooperativistas.
Como forma de conciliar os anseios e expectativas de carreira dos empregados com as oportunidades e necessidades da organização no processo de movimentação de pessoas, Dutra (2002), propõe a construção de um sistema de administração de carreiras por parte da empresa, que é composto por três principais componentes: princípios, estrutura de carreira e instrumentos de gestão.
Cooperativa é uma organização de pessoas com interesses comuns, que se baseia em valores de ajuda mútua e responsabilidade.
Pesquisa descritiva; pesquisa bibliográfica, coleta e análise de dados secundários na busca de informações, principalmente relacionados ao cooperativismo e à organização estudada; estudo de caso; entrevistas (diretores de diferentes unidades que compõe o Sistema Unimed, para que as respostas tenham o máximo de representatividade dentro de todo o sistema de cooperativas) e focus group (profissionais de RH, de diferentes unidades, que tenham nível hierárquico de coordenação e/ou gerência).
A cooperativa escolhida para o estudo foi o Sistema Unimed, do ramo de saúde. A Unimed é a maior cooperativa Médica do mundo e a maior rede de assistência médica do Brasil, fundada em 1967 na cidade de Santos.
Devido ao grande crescimento da organização nos últimos anos, o que criou uma grande capilaridade e descentralização nas decisões e estruturação de processos, surgiu a necessidade de estruturar um sistema de gestão de carreiras único, que apoiasse todas as unidades.
|