Operações


ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO EM SERVIÇOS PELAS EMPRESAS FABRICANTES DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA NO BRASIL

Eduardo dos Santos

 

Resumo

Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado (julgada em Janeiro de 1.998 na FEA-USP) que examina as estratégias de atuação em serviços pelas empresas fabricantes de equipamentos de informática no Brasil e como se dá sua operacionalização, além de apontar os resultados mercadológicos obtidos por elas.

Baseado no modelo de estratégia competitiva de Michael Porter e nos seus desdobramentos em serviços por Karl Albrecht, Irineu Giannesi e Henrique Corrêa, foi elaborado e enviado um questionário às 100 maiores empresas de informática do país. Quarenta dessas empresas enviaram os questionários respondidos. Esses dados foram analisados através de técnicas estatísticas multivariadas, e, como resultado foram identificados 4 segmentos de empresas com diferentes tipos de estratégia de atuação em serviços. Para cada tipo de estratégia foram identificadas as formas de operacionalização e características básicas das empresas componentes e os resultados mercadológicos obtidos decorrentes dessas estratégias.

 

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