VOLUNTARIADO EMPRESARIAL ESTRATÉGIAS DE EMPRESAS NO BRASIL
Rosa Maria Fischer
Ewellin Jacqueline Crivelari
No início deste ano, a primeira pesquisa de
âmbito nacional focando o tema da atuação social das empresas foi realizada pelo
CEATS/USPCentro de Estudos em Administração do Terceiro Setor a pedido do Programa
Voluntários, em parceria com o CIEE; GIFE e o SENAC/SP. A pesquisa foi realizada em dois
níveis, o quantitativo e o qualitativo. O qualitativo foi responsável pelas análises
mais profundas de 22 programas desenvolvidos por empresas. Neste nível, foram estudadas
as ações empresariais de promoção do voluntariado e suas relações com as políticas
e práticas das mesmas na área social. O nível quantitativo, constituiu-se das análises
extraídas dos questionários aplicados em uma amostra nacional de 273 empresas de grande,
médio e pequeno porte e, revelou, entre outros dados que 56% da companhias em operação
no Brasil têm investido em programas e atividades de cunho social ou comunitários. A
pesquisa revelou, ainda, que 48% delas apoiam a atuação de seus funcionários como
voluntários em projetos sociais, e 17% das empresas afirmam que seus funcionários
desenvolvem ações como voluntários, inclusive, durante os horários de trabalho. Este paper
resume as principais conclusões da pesquisa que teve como finalidade estimular a
disseminação do voluntariado empresarial, bem como, oferecer instrumentos para o
aperfeiçoamento dos programas já existente. |