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VOLUNTARIADO EMPRESARIAL – ESTRATÉGIAS DE EMPRESAS NO BRASIL

Rosa Maria Fischer
Ewellin Jacqueline Crivelari

No início deste ano, a primeira pesquisa de âmbito nacional focando o tema da atuação social das empresas foi realizada pelo CEATS/USP–Centro de Estudos em Administração do Terceiro Setor a pedido do Programa Voluntários, em parceria com o CIEE; GIFE e o SENAC/SP. A pesquisa foi realizada em dois níveis, o quantitativo e o qualitativo. O qualitativo foi responsável pelas análises mais profundas de 22 programas desenvolvidos por empresas. Neste nível, foram estudadas as ações empresariais de promoção do voluntariado e suas relações com as políticas e práticas das mesmas na área social. O nível quantitativo, constituiu-se das análises extraídas dos questionários aplicados em uma amostra nacional de 273 empresas de grande, médio e pequeno porte e, revelou, entre outros dados que 56% da companhias em operação no Brasil têm investido em programas e atividades de cunho social ou comunitários. A pesquisa revelou, ainda, que 48% delas apoiam a atuação de seus funcionários como voluntários em projetos sociais, e 17% das empresas afirmam que seus funcionários desenvolvem ações como voluntários, inclusive, durante os horários de trabalho. Este paper resume as principais conclusões da pesquisa que teve como finalidade estimular a disseminação do voluntariado empresarial, bem como, oferecer instrumentos para o aperfeiçoamento dos programas já existente.


Administração Geral

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