RESUMO
Código: 197
Área Temática: Ensino de Administração

 

Abrir
Arquivo

 
Diagnóstico da Gestão de Cursos de Administração em Instituições de Ensino Superior Privadas
 
Este trabalho tem como objetivo analisar os modelos de gestão, tanto sob a ótica administrati-va quanto pedagógica, dos cursos de graduação em Administração de Instituições de Ensino Superior privadas. A fim de atingir o propósito delineado, foi realizada uma pesquisa do tipo explicativa, a partir de variáveis a serem avaliadas, através de um instrumento de pesquisa enviado para Instituições de Ensino Superior privadas em todo o Brasil. A pesquisa realizada, promoveu um diagnóstico da realidade das Instituições de Ensino Supe-rior privadas, cadastradas na Associação Nacional de Cursos de Graduação em Administração no país (ANGRAD), levando-nos à refletir sobre a necessidade de se desenvolver novos mo-delos de gestão administrativa e pedagógica, tendo como figura central o Gestor do curso de Administração, participando mais autônoma e ativamente das tomadas de decisões. Além do diagnóstico, em si, a pesquisa possibilitou a criação de alguns indicadores de desem-penho capazes de mensurar o trabalho do Coordenador de Curso. Finalmente, este artigo possibilitou através do conhecimento da realidade de Instituições de Ensino Superior privadas, conclusões sobre aspectos a serem incluídos na gestão de Cursos de Administração.