RESUMO
Código: 261
Área Temática: Política de Negócios e Economia de Empresas

 

Abrir
Arquivo

 
É A Inovação Fonte de Vantagem Competitiva Sustentável?
 
O objetivo do artigo é discutir a inovação, sob a ótica de resultados sustentáveis para a empresa, a partir de seu uso estratégico, em produtos, serviços, ou negócios, e seu relacionamento positivo com a vantagem competitiva sustentável. Apresentando conceitos de inovação, utilizações e formas de mensuração, o artigo se justifica por discutir e comprovar, através do uso do conhecimento e da Inovação, uma forma de Vantagem Competitiva Sustentável (NONAKA e TAKEUCHI, 2004). Inicialmente há uma abordagem regional, através da inserção de estudo sobre inovação em Singapura (KAM, 2004), em empresas do Setor Baseada no uso Intensivo de Conhecimento (do inglês: KIBS), seus resultados contínuos e positivos nos medidores de crescimento, desenvolvimento econômico e social. De forma similar discute inovação no Brasil (UNCTAD, 2005), e seus resultados para o desenvolvimento do país, efetuando comparativo nos parâmetros econômicos, e relatando resultados da exportação vinculada à inovação (NEGRI, 2005). Finaliza o artigo, de caráter exploratório, apresentando os resultados de Estudo de Caso (YIN, 2003), com pesquisa de campo em subsidiária de uma empresa multinacional americana do segmento de indústria da Tecnologia da Informação, cujos resultados demonstram o relacionamento positivo entre ambas as variáveis de estudo, inovação e vantagem competitiva sustentável.