RESUMO
Código: 283
Área Temática: Administração Geral

 

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Valores Pessoais e Crenças Relativas A Organizações: Um Estudo Com Empreendedores.
 
Valores são crenças que representam metas desejáveis para indivíduos e coletividades, dispostas em uma hierarquia. No presente artigo procurou-se identificar os Valores Pessoais, as Crenças Relativas a Organizações e a relação existente entre eles, em um estudo com empreendedores. Decidiu-se por tal público, uma vez que o empreendedorismo é uma prática que vem se estabelecendo no Brasil. Esta pesquisa é de natureza descritivo-exploratória, utilizando o método quantitativo. Aplicou-se um instrumento de coleta de dados contendo dois questionários já validados. A pesquisa foi realizada com 51 empreendedores atuantes no ramo de comércio e de prestação de serviços, há cinco anos ou mais no mercado. Os resultados foram analisados mediante estatística descritiva e análise correlacional de Pearson. Encontraram-se como Valores Pessoais mais importantes para os empreendedores da amostra Autodeterminação e Benevolência, o que vai ao encontro da teoria. Em relação às Crenças Relativas a Organizações, todas foram avaliadas como importantes, destacando-se em primeiro e segundo lugares, Compromisso com públicos interno e externo e Respeito às normas de convivência. Obtiveram-se nove correlações, sendo que apenas três Valores Pessoais associaram-se às Crenças Relativas a Organizações. Ou seja, os demais tipos motivacionais não teriam influência na concepção das organizações preferenciais dos empreendedores pesquisados.