RESUMO
Código: 9
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Segmentação e Posicionamento de Produtos
 
Uma importante tarefa para os gestores de marketing quando atuam no âmbito do marketing global é aprender a reconhecer situações nas quais os planos e programas de marketing devem ser de caráter universal ou se devem sofrer adaptações quando comercializados em mercados locais. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é verificar possíveis adaptações dos processos de segmentação de mercado e de posicionamento estratégicos com o intuito de satisfazer necessidades específicas de mercados locais. O tema foi abordado a partir de um produto globalizado existente nos mercados brasileiro, europeu e latino-americano . O método adotado foi estudo exploratório, envolvendo revisão bibliográfica sobre conceitos como marketing estratégico, marketing global, posicionamento e segmentação de mercado, complementado por um estudo de caso sobre um produto comercializado em diversos países, o Activia da Danone. A análise e a interpretação dos e informações levantados indicam que os processos de segmentação de mercado e posicionamento estratégico passaram por adaptações de acordo com características e necessidades locais em cada país, confirmando a teoria do Marketing Global.