A competição empresarial no século XXI está baseada em novos paradigmas. Um deles é a capacidade da organização aprender. Como o aprendizado começa com as pessoas, a organização deve desenvolver a competência de mobilizar as pessoas em torno de um objetivo comum. Deve também ser capaz de transformar experiências em conhecimento e transferi-lo pelo tempo e espaço, por meio de ações intencionais. Este artigo tem o objetivo de discutir o tema estrutura de gestão do conhecimento e seus condicionantes nas organizações. Para isso, revisa o tema abordando visões de diversos autores e elabora um quadro referencial para análises. Um caso com implantação global e nacional de estruturas de gestão do conhecimento é utilizado como primeira forma de reflexão. O caso demonstra que uma implantação utilizando combinações das diversas abordagens pode ser feita observando-se aspectos como: estratégia, cultura e preparo gerencial. Os resultados também são dependentes do modelo adotado em consonância com aspectos organizacionais. Como contribuição adicional, o quadro referencial construído nesse trabalho pode servir como base de referência, em estudos futuros, para que organizações analisem modelos, combinações, prós e contras para estruturar seu processo de gestão do conhecimento. |