RESUMO
Código: 13
Área Temática: Globalização e Internacionalização de Empresas

 

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A Penetração das Pequenas e Médias Empresas Brasileiras de Fruticultura em Mercados Internacionais.
 
Neste trabalho analisa-se o processo de internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras do segmento de fruticultura. Foram identificadas as dificuldades de internacionalização e os mecanismos de apoio às exportações, além das formas de cooperação empresarial adotadas pelo setor. Trata-se de uma pesquisa descritiva com amostragem aleatória estratificada. O meio para a obtenção de informações foi o método survey. Diante dos dados apurados com as sessenta e cinco empresas respondentes desta pesquisa, foi constatado que as empresas ainda utilizam a exportação (direta e indireta) como principal estratégia de internacionalização, sendo considerado pela teoria como um dos estágios primários deste tipo de processo. O fator financeiro e o mercadológico se apresentaram como os mais relevantes no processo motivacional para exportação. Os fatores ambientais se caracterizam como as principais dificuldades em exportar. Observou-se que as empresas também se utilizam de estruturas associativistas e adotam a cooperação intra e interempresarial como alternativa de internacionalização. A pesquisa demonstrou que as empresas possuem relativo conhecimento dos mecanismos de apoio e fomento às exportações.

 

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