A proposta deste artigo é analisar um projeto de responsabilidade social patrocinado por uma IES particular, localizada no município de Fortaleza, que está sendo realizado em uma comunidade carente. Este projeto está possibilitando a interação dos alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Fisioterapia, Pedagogia e Informática com outros atores sociais e uma significativa contribuição para o desenvolvimento econômico e social da referida comunidade. Na revisão da literatura foram abordados a sociedade civil e o terceiro setor a partir da visão de autores como Bobbio (1987), Offe (1998) e Gohn (1999); a responsabilidade social e o trabalho voluntário, com ênfase em Camargo et al. (2002), Tachizawa (2002), Fischer e Falconer (1999), Melo Netto e Froes (1999). Foi feito um estudo de caso, pois se procurou mostrar como está acontecendo o processo de intervenção social na comunidade dos Cocos. O universo foi formado pelos membros da comunidade que participam do projeto e a coleta de dados ocorreu por meio de observação direta e entrevistas. Pode-se concluir que o projeto de responsabilidade social na Comunidade dos Cocos está ocorrendo de forma sistemática, modificando a práxis tanto dos alunos voluntários quanto da população local, contribuindo para a construção da solidariedade como prática cotidiana. |