RESUMO
Código: 38
Área Temática: Estratégia em organizações

 

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A Relação Entre Competitividade e Qualidade do Café no Mercado Brasileiro
 
Este artigo examina a competitividade do café industrializado no Brasil e sua relação com a qualidade por meio de estudo de caso múltiplo por meio das empresas Café Canecão, Torrefações Noivacolinense e Torrefação e Moagem de Café Serra da Grama, que utilizaram a melhoria dos seus produtos como estratégia de crescimento. Dentro do atual cenário competitivo, que teve a desregulamentação do mercado do café, a mudança de hábitos dos consumidores, a segmentação e a diferenciação dos produtos, elas optaram pela estratégia de diferenciação, através do incremento da qualidade, realizando alterações nas atividades que compõem a cadeia de valores. Este trabalho foi fundamentado no constructo “Diamante de Porter”, que estabeleceu os quatro determinantes: condições de fatores; condições de demanda; indústrias correlatas e de apoio; estratégia, estrutura e rivalidade entre as empresas; e ainda, as variáveis: o acaso e o governo. A verificação do Diamante de Porter foi conduzida por meio do confronto de dez enunciados teóricos, abrangendo os quatro determinantes, bem como o papel do governo. O resultado foi validado a partir dos dados obtidos por meio de entrevistas nas empresas mencionadas, além de dados secundários do mercado. A pesquisa mostrou que mesmo tendo havido melhorias na qualidade e crescimento do mercado, o setor do café ainda não alcançou a competitividade preconizada pelo Diamante de Porter.

 

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