RESUMO
Código: 1086
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos Indutivos

 

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Significados Atribuídos Ao Lazer Na Terceira Idade: Observação Participante em Encontros Musicais
 

Este estudo buscou investigar os significados atribuídos ao lazer em grupo por consumidores idosos. O segmento de consumidores idosos constitui um contingente cada vez maior, indicativo da grande alteração demográfica em diversos países do mundo, entre os quais economias emergentes. A questão principal que norteou a pesquisa foi definida de forma bastante abrangente, como se segue: Quais os significados atribuídos a determinadas atividades de lazer em grupo por consumidores de Terceira Idade?

A contribuição teórica do trabalho pode ser entendida sob três aspectos: o entendimento do comportamento de uma parcela ignorada de consumidores; compreensão de como as experiências de lazer adquire significado à luz da construção e fortalecimento de relações sociais; o lazer dos idosos encontra-se em uma etapa de transição, dado que muitos chegam à Terceira Idade em boas condições físicas e de saúde.

Estudos de marketing mais recentes sobre a tomada de decisão dos consumidores idosos (Cole et al, 2008; Lambert-Pandraud e Laurent, 2010; Nasco e Hale, 2009; Pettigrew et al, 2005; Williams e Drolet, 2005) se baseiam na suposição de que a velhice afeta o consumo. Mas, como observam Barnhart e Peñaloza (2013), ao suporem que a velhice modifica o consumo, os pesquisadores deixam de considerar e questionar de que maneira os idosos compreendem a velhice e consomem enquanto sujeitos ativos no mercado

A pesquisa utilizou métodos oriundos da etnografia urbana, em particular a observação participante e as entrevistas em profundidade, adequados à natureza do fenômeno investigado. Foi escolhido, para a realização do trabalho de campo, um grupo de encontros musicais que se reúne no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. Ao final da observação participante, que durou seis meses, foram realizadas 16 entrevistas em profundidade, gravadas e transcritas. Utilizaram-se técnicas de análise de discurso.

O grupo de Seresta é um grupo aberto, bastando o indivíduo ter o desejo de vivenciar a experiência do encontro musical. Seis diferentes categorias de significados emergiram do trabalho de campo: (1) significado hedônico; (2) espaço de sociabilidade; (3) nostalgia; (4) qualidade de vida; (5) (re)construção da identidade e; (6) aprendizado. Verificou-se que a imersão nesta atividade de lazer permitiu aos idosos participantes produzirem uma ressignificação da Terceira Idade.