RESUMO
Código: 109
Tema: Dimensões Humanas, Culturais e Sociais da Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Motivações de Mobilidade Acadêmica Internacional - Brain Drain / Brain Gain
 

Vários fatores contribuem para os fluxos de pessoas altamente qualificadas. Além de incentivos econômicos, tais como oportunidades para uma melhor remuneração, progressão na carreira e acesso a um melhor financiamento da investigação de pesquisa, o talento móvel busca maior infraestrutura de pesquisa de qualidade, oportunidade de trabalhar com cientistas conceituados em suas áreas de pesquisa e liberdade para debates.

Em que medida o nível de IDH dos países (qualidade de vida, infraestrutura), a geração de conhecimento de ponta nas universidades (número de instituições de P&D e periódicos de grande know how), a qualidade do ensino e da pesquisa são fatores de atração para talentos acadêmicos? A contribuição acadêmica deste trabalho busca verificar uma possível relação entre IDH e potencial científico / tecnológico na atração de talentos, sem desconsiderar o seu papel estratégico.

Fatores que atraem pesquisadores: 1) Condições científicas do país (recursos disponíveis para a atividade cientifica tal como financiamentos e equipamentos, qualidade do ambiente de investigação, desenvolvimento em áreas de ponta, equipes compostas por cientistas reputados); 2) Aspectos profissionais (oportunidades de formação e emprego, remunerações, progressão); 3) Aspectos políticos (regimes, facilidades concedidas à imigração qualificada); e 4) Aspectos culturais (língua, estilo de vida)

Foi realizado um estudo quantitativo por meio de uma pesquisa descritiva. A técnica estatística utilizada neste estudo foi a confirmatória com uma regressão linear múltipla.A variável dependente foi mobilidade acadêmica internacional – hosted students. Foram estudadas três variáveis independentes: IDH, institutos de P&D e periódicos de grande know how.

H1: Um talento acadêmico ao escolher um país de estudo relaciona o IDH, como fator de decisão, buscando assim uma melhor qualidade de vida. H2: Um talento acadêmico ao escolher um país de estudo, relaciona o número de instituições de P&D, como fator de decisão, buscando assim uma maior oferta de inovações. H3: Um talento acadêmico ao escolher um país de estudo, relaciona o número de periódicos com publicações de grande know how, buscando assim um conhecimento de ponta.