RESUMO
Código: 1160
Tema: Métodos e Técnicas de Pesquisa

 

Abrir
Arquivo

 
Systematic Mapping Studies: em Busca da Rigorosidade Metodológica Nos Estudos Brasileiros de Sistema de Informação
 

Tendo em vista que o acúmulo de conhecimentos depende cada vez mais da integração entre estudos anteriores e descobertas empíricas, o presente artigo tem como objetivo apresentar um método estruturado de systematic mapping studies para revisão da literatura de estudos brasileiros de SI, visando conscientizar os pesquisadores da importância em utilizar rigor metodológico em suas pesquisas.

Com base em verificações exploratórias nos últimos anais da área de ADI da ANPAD, enfatizamos que a seleção de estudos preliminares para elaboração de SLR (systematic literature review) mais avançadas, como meta-análise, é subutilizada no contexto brasileiro. Sendo assim, este artigo apresenta o método systematic mapping studies com base em três fases (planejamento, realização e síntese e relato final) e seus respectivos procedimentos.

Como forma de englobar o caráter exploratório da pesquisa, sugerimos a adoção preliminar do método de revisão secundária systematic mapping studies em questões de pesquisa amplas (pouco delineadas até então por uma literatura especialista em uma temática) (Kitchenham et al., 2011). Systematic mapping studies confere rigor metodológico a essa etapa fundamental da pesquisa acadêmica, em especial por ser replicável, científico e transparente quanto à busca e análise de estudos relevantes.

Para realizar efetivamente esse método, sugerimos uma configuração estruturada de systematic mapping studies que apresenta uma adaptação das propostas desenvolvidas em outros estudos, relacionado em três fases: FASE 1: Planejamento de systematic mapping studies; FASE 2: Realização de systematic mapping studies; e, FASE 3: Síntese e relato final de systematic mapping studies. Como exemplo de uma execução aproximada desse métodos, destacamos a pesquisa de Isoni Filho e Bellini (2014).

Por ser replicável, científico e transparente quanto à busca e análise de estudos primários e relevantes, systematic mapping studies difere de revisões sistemáticas da literatura (SLR), além de conferir rigor metodológico a essa etapa fundamental da pesquisa acadêmica. Embora seja, às vezes, árdua e demorada, este método pode ser considerado mais importante do que embarcar em um novo estudo empírico, visto que este método acaba impedindo o pesquisador de percorrer caminhos já explorados.