RESUMO
Código: 1218
Tema: Contabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
Características do Comitê de Auditoria: Um Estudo Nas Empresas Listadas Na Bm&fbovespa
 

O Conselho de Administração pode estabelecer a criação de comitês para auxiliá-lo na execução de suas atividades. Um desses comitês é o de Auditoria, responsável por fiscalizar e administrar questões referentes às demonstrações contábeis, finanças, controles internos e trabalhos de auditoria. A institucionalização do Comitê de Auditoria, com diferentes características, visa proporcionar maior transparência às informações e assegurar prestação de contas legítima aos interessados e investidores.

Quais são as características predominantes nos comitês de auditoria das empresas listadas na BM&FBovespa? O objetivo do estudo é verificar as características de tamanho, independência e expertise dos comitês de auditoria das empresas listadas na BM&FBovespa nos anos de 2010 a 2013.

O comitê de auditoria deve ser composto por no mínimo três membros integrantes do conselho de administração e deverá manter sua independência, a fim de não sofrer influência interna e isso refletir negativamente na efetividade da análise das demonstrações contábeis (BEUREN et al., 2013). Quanto à expertise, cada um dos membros do comitê de auditoria deve possuir conhecimentos de finanças, e que pelo menos um dos membros do comitê deve ser perito em contabilidade ou administração financeira.

Estudo de natureza descritiva foi realizado por meio de pesquisa documental e com abordagem quantitativa. A população é de 739 empresas, e a amostra consistiu em 68 empresas com comitê de auditoria no período de 2010 a 2013. As variáveis pesquisadas quanto às características do comitê de auditoria foram independência, expertise e tamanho, obtidos no Formulário de Referência, subseção 12.7 (composição dos comitês). Utilizou-se a estatística para análise dos dados.

Os resultados indicam que em relação ao tamanho a maior parte obedece aos preceitos das práticas recomendadas com três membros no comitê de auditoria. Quanto a expertise, em 2013 existiam 192 membros dos comitês de 59 empresas, sendo que destes, 48 eram engenheiros, 45 economistas, 41 administradores, 26 contadores. Em relação à independência, a maioria das empresas investigadas têm dois ou três membros considerados independentes, o que atende as boas práticas de governança.corporativa.