RESUMO
Código: 1340
Tema: Gestão Organizacional: Recursos Humanos, Arranjos Institucionais e Planejamento

 

Abrir
Arquivo

 
Concurso Público Para Docentes em Universidades Federais: Um Estudo da Metodologia de Seleção das 10 Melhores Instituições Classificadas Pelo Ranking Qs 2014/2015
 

Tendo em vista que o setor público, no Brasil, é um dos maiores agentes de contratação de pessoas, e que por sua vez esses novos funcionários exercerão funções de interesse público, a forma de seleção e recrutamento público constitui-se em uma questão não apenas de eficiência da gestão organizacional, mas também envolve a questão social. Assim, o presente estudo tem como escopo o certame para docentes nas IFES, devido às características peculiares que as diferenciam de outras organizações.

Problema de pesquisa: De que forma são realizados os concursos públicos para a carreira de Magistério Superior nas 10 (dez) melhores Instituições Federais de Ensino Superior classificadas no QS World University Rankings 2014/2015? Objetivo geral: verificar de que forma são realizados os concursos públicos para a carreira de Magistério Superior nas 10 (dez) melhores IFES classificadas pelo índice QS 2014/2015, considerando as normativas internas de cada universidade e a legislação vigente no país

As organizações do setor público possuem características peculiares que as diferenciam das organizações do setor privado, tendo em vista sua natureza e finalidade. Em virtude disso, as políticas adotadas e praticadas tendem a ser distintas. Quando um servidor público é contratado o objetivo da administração é melhorar a eficiência da prestação de serviços à sociedade. Em relação ao setor público, a partir da CF de 1988, o ingresso de servidores pode ocorrer somente por concurso público.

Foi realizado um estudo qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, onde foram utilizados dados secundários, ou seja, foram analisadas regulamentações internas e legislações federais aplicáveis a concurso público. A amostra das Universidades Federais que fizeram parte do estudo foi definida com base no ranking QS 2014/2015. Assim, as 10 (dez) melhores classificadas no referido ranking foram o foco deste estudo: UFRJ, UNIFESP, UFMG, UFRGS, UNB, UFSCAR, UFBA, UFSC, UFPR e UFSM.

Em relação às provas foi possível observar que a maior parte das IFES pesquisadas realiza Prova Escrita, Didática, Títulos, Prática e Arguição de Memorial. Os dados coletados indicam que nas IFES pesquisadas existe um padrão relativamente homogêneo no processo de definição das comissões julgadoras. UNIFESP, UFMG, UNB e UFBA não contemplam a previsão da reserva de vagas para pessoas com deficiência em suas normativas. UNIFESP, UFMG, UNB e UFSCAR, não citam a reserva para candidatos negros.