RESUMO
Código: 1370
Tema: Estratégia e Sustentabilidade

 

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A Construção do Discurso Midiático Sobre A Sustentabilidade em Empreendimentos do Setor Hoteleiro
 

Nogueira e Fidalgo (1995) comentam que os discursos representam não apenas as relações e entidades sociais, mas constroem e são constituídos em diferentes discursos. Especificamente, o discurso verde, ambientalista ou ecológico - propagado nas falas, documentos, folders, jornais, avisos e comunicações - constituem uma das principais estratégias discursivas institucionais. Há uma tentativa de repercussão para um suposto processo de construção de cidadãos dispostos a criar um mundo melhor.

A problemática proposta na pesquisa é norteada pela seguinte questão: Como se manifesta o discurso da sustentabilidade no discurso midiático em empresas do setor hoteleiro? E cujo objetivo do trabalho é analisar a construção do discurso midiático sobre a sustentabilidade em um empreendimento do setor hoteleiro.

Neste estudo, optou-se pelo uso do termo sustentabilidade por sua amplitude, englobando nesse conceito debates acerca do desenvolvimento sustentável. Para Redclift (2002), alguns discursos da sustentabilidade tornam-se crescentemente vagos quando da conexão entre o ambiente, a justiça social e o governo, e gradualmente obscurecidas as relações entre o poder, à consciência e o meio ambiente.

Para a Análise Sociológica do Discurso (ASD) foi preciso buscar uma pluralidade de imagens e textos para realização desta abordagem. Assim, na busca de uma representatividade estrutural (SERRANO, 2008), que intenta saturar os principais lugares de emissão e recepção das fontes discursivas, buscou-se o uso de imagens e textos, na tentativa de identificar as diferenças, conflitos e alternativas possíveis.

De acordo com os dados levantados durante o estudo, observou-se que, desde a origem do hotel, foi construído um empreendimento com atitudes verdes, e cujo objetivo era de se tornarem, com o tempo, agentes propagadores de tais atitudes. Parte-se, portanto, do princípio de que o empreendimento declara aumentar ao longo dos anos esforços com suas atitudes verdes em prol da sustentabilidade, sendo esta a tendência do discurso da sustentabilidade estabelecida como conjectura.