RESUMO
Código: 1379
Tema: Organização e Processos para Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Tecnologia Join de Gestão da Inovação (iel/bahia): Estudo da Aplicação em Empresa de Tecnologia.
 

A dinâmica da sociedade atual, cujo cenário se configura como de alta concorrência, tem provocado nas organizações mudanças em sua forma de gerir recursos e competências, abrindo espaço para modelos de gestão que vem contemplando em suas agendas a inovação. Neste contexto destaca-se a Tecnologia JOIN (IEL/BA), um instrumento de apoio à sistematização da atividade de inovação que inclui, além da sua metodologia, ferramentas digitais de colaboração e gestão do conhecimento.

A partir da percepção do valor da inovação e sua consequente gestão para as organizações, e da utilização de uma tecnologia cujo principal objetivo é sistematizar a atividade de inovação, estabelece-se o seguinte problema de pesquisa: como a Tecnologia JOIN de Gestão da Inovação contribui para a inovação em empresas de serviço? O objetivo deste estudo, portanto, é identificar como a Tecnologia JOIN de Gestão da Inovação contribui para a inovação em empresas de serviços.

O Manual de Oslo (OCDE, 2005) define inovação como a implementação, nova ou melhorada, de produtos e processos. Tidd, Bessant e Pavitt (2008) definem gestão da inovação como a busca sistemática de novas oportunidades de negócio por meio de quatro fases distintas, mas complementares. Rothwell (1992) traz os diferentes modelos de gestão da inovação. Andrade (2003) traz o ciclo PDCA, que possibilita o alcance e a melhora dos resultados.

A metodologia deste trabalho é de natureza empírico-analítica e abordagem descritiva, investigando as contribuições da Tecnologia JOIN para a inovação em empresas de serviço. Trata-se de um estudo de caso em empresa de TI com dados coletados a partir da análise documental (portfólio de projetos de inovação) e aplicação de questionário (construído a partir do sistema de indicadores do JOIN).

Percebe-se que a empresa em estudo, a partir da utilização da Tecnologia JOIN, consegue potencializar a capacidade de inovação, especialmente em processos e no nível da empresa. A empresa reconhece ainda que: stakeholders e colaboradores são fontes de informação relevantes para a inovação; o impacto mais significativo da inovação seria a redução de custos; sistemas colaborativos viabilizam a atividade de inovação; e uma das maiores barreiras são colaboradores não qualificados.